cfpsaudev4

O Centro de Fomação de Professores (CFP) da UFRB disponibiliza à comunidade acadêmica, redes e esteiras para utilização nos jardins do campus. Ao todo, são cinco (05) redes e nove (09) esteiras que foram doados pela Professora Creuza Souza Silva ao campus universitário.

Segundo a Professora Creuza, que também é diretora do centro, a disponibilização das redes e esteiras possibilitam um momento de relaxamento, principalmente para os(as) estudantes que precisam ficar no campus no período entre turnos para esperar os transportes para retornarem as suas cidades de origem ao final do dia.

Além das redes e esteiras, a comunidade conta com uma grande área verde, ricamente ornamentada pela arte da topiaria feita pelos jardineiros Adenilson e Alexandre que criam verdadeiras obras de arte com os arbustos e plantas dos jardins do campus. A lagoa Omi Oju (Olhos d`Água) é outro atrativo para quem circula pelo ambiente, principalmente, para quem gosta de observar os peixes e os patos, que aos poucos estão retornando ao local. Para apreciadores(as) da vida selvagem, também é possivel obervar uma grande diversidade de aves que por ali fazem ninhos, como também, em alguns dias, avistar micos e iguanas passeando pelo local.

O CFP é privilegiado por está cercado desta área verde e os jardins são igualmentes queridos pela comunidade. A professora destaca também, o trabalho de dois servidores que, em horário de folga,  ajudam a revitalizar o jardim com reciclagem de materiais. Evandro Silva e Tiago Santiago reciclaram pneus para contruir uma escada de acesso ao jardim, construiram mesas de jogos, alimentador de passaros, bancos de madeira, balanços e até uma ponte sobre o corrego que alimenta a lagoa. Tudo feito a partir da reciclagem de palletes usados e troncos de árvores que foram cedidas pelo campus de Cruz das Almas.

A somatória de tudo isso resulta em um espaço que remete a paz, tranquilidade e relaxamento para os frequentadores do espaço, pois as vezes o ambiente acadêmico pode ser estresante por conta da necessidade de apresentação de resultados (provas, experimentos e apresentações de trabalhos). E depois da pandemia, notamos que muitas pessoas desenvolveram problemas com ansiedade, estresse e depressão. Ter espaços como estes ajudam as pessoas a relaxarem e desacelerarem o seu ritmo.

Além dessas pequenas ações, o centro está desenvolvendo o projeto CFP Saúde, que visa reunir todas as ações relacionadas a saúde física, mental e de bem-estar para estimular e promover eventos para nossa comunidade. Como resultado desse projeto, o CFP realizou o evento "INCORPORAR: Política, saúde, cuidado e bem-estar na formação de professores" com a proposta de reflexão e um alerta sobre a necessidade de cuidamos da mente.

Para saber mais sobre o CFP Saúde, acesse: www.ufrb.edu.br/cfp/saude

Confira algumas imagens: