OFICINAS DE ORIENTAÇÕES PARA  ELABORAÇÃO DE SUBPROJETOS: EDITAL EMERGENCIAL BAHIA PRODUTIVA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

OFICINAS DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE SUBPROJETOS: EDITAL EMERGENCIAL BAHIA PRODUTIVA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Data de Início: 04/06/2020

Data de Finalização: 31/07/2020

Categoria: Capacitação

Campus: Cruz das Almas

Registrada no Programa de Extensão de Acompanhamento e Enfrentamento à CoVid-19: Sim

Descrição

Realização de Oficinas de Orientações para elaboração de subprojetos para o Edital Emergencial de Chamada Pública CAR nº 015/2020. Este edital tem por objetivo a seleção de Subprojetos Socioambientais voltados para a Segurança Alimentar e Nutricional, com vistas a ampliar a oferta de alimentos básicos, sobretudo hortaliças, frutas, raízes e tubérculos, diante da redução do cultivocausado pela pandemia mundial do Coronavírus (CoVid-19).

As Oficinas ocorreram no mês de junho de 2020 de forma coletiva, mas também com agendamentos específicos a partir das particularidades dos subprojetos das organizações sociais ou produtivas sob gestão de agricultores familiares ou de comunidades tradicionais, formalizadas juridicamente como associação ou cooperativa, que apresentem propostas relacionadas à produção e consumo de alimentos saudáveis (hortaliças,frutas, raízes e tubérculos,) destinados e à alimentação e a comercialização da produção.

Os subprojetos foram direcionados para contribuirem com a melhoria das condições de vida dos povos do campo, com o foco na segurança alimentar e nutricional, inclusão produtiva e na diversificação das fontes de alimentação e renda.

Estas oficinas foram direcionadas para o público participante dos Territórios do Recôncavo, Portal do Sertão, Chapada Diamantina e Litoral Norte/ Agreste Baiano, realizadas com o apoio da CAR/SDR e promovida pelo CODETER Recôncavo e UFRB.

Responsáveis

Tatiana Ribeiro Velloso (PROEXT/UFRB)

Julianna Andrade (CAR/SDR)

Thaise Lima Pinto (CAR/SDR)

Cleidson Santos de Jesus (INCUBA/UFRB)

Rita de Cácia Santos Chagas (Professora CETENS/UFRB)

Josemário Bonsucesso (ASCOOB)

Lidiane Braga/ Antônio Carlos (IDESA)

Alessandra Souza/ Irlan Silva Almeida (Humana Brasil)

Laise Silva (Estudante LEDOC/CETENS/UFRB)

Jocieli Moreira (Egressa LEDOC/CETENS/UFRB)

Jasciene Goes Batista (Estudante Tecnologia em Alimentos CETENS/UFRB)

Ana Cristina Rosa dos Santos Souza (Estudante Tecnologia em Alimentos CETENS/UFRB)

James Frank Brito Ribeiro (Estudante de Agroecologia CCAAB/UFRB - Grupo Gaia)

Manuela Sampaio Ferreira (Estudante de Agroecologia CCAAB/UFRB - Grupo Gaia)

Resultados

O resultado foi a elaboração de subprojetos em um momento de excepcionalidade, de maneira virtual, com orientações coletivas e específicas, que possibilitaram os subprojetos serem submetidos ao Edital Emergencial da CAR/SDR. Estes subprojetos tiveram como objetivo de melhorar as condições dos povos do campo através de suas organizações para contribuir que a oferta de alimentos básicos e saudáveis seja mantida e até incrementada com o intuito de enfrentar os efeitos de redução dos cultivos desses alimentos durante a pandemia do novo Coronavírus (CoVid-19).

Público Beneficiado

360

Parcerias

CODETER - Recôncavo

Câmara Técnica de ATER, Agricultura Familiar e Economia Solidária

Núcleo de Desenvolvimento de Quilombos do Recôncavo

CAR/SDR

ASCOOB

IDESA

Humana Brasil

 

Contatos

Email: tatiana@ufrb.edu.br

WhatsApp: 75-99951-9900

OFICINAS DE ORIENTAÇÕES PARA  ELABORAÇÃO DE SUBPROJETOS: EDITAL EMERGENCIAL BAHIA PRODUTIVA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com