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Biblioteca Virtual da Educação

Acervo Virtual do Componentes Curriculares do Projeto Pedagógico do Curso de Licencitura em Educação do Campo - Ciências Agrárias 

 

COMPONENTES CURRICULARES/REFERÊNCIAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES   

 

 

I ETAPA 

1.  Pesquisa e Educação do Campo I

DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995

LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro, 2005. p.105-132.

DIEGUES, A. C. S. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 1996.

 

DIEGUES, A.C. e ARRUDA, R.S.V. Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: MMA; São Paulo: EDUSP, 2001.

 

 

 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 

 

 MOLINA, Mônica Castagna/Brasil. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

UFBA. Universidade Federal da Bahia. Cadernos didáticos sobre educação no campo / Universidade Federal da Bahia, organizadores Celi Nelza Zülke Taffarel, Cláudio de Lira Santos Júnior, Micheli Ortega Escobar coordenação Adriana D’Agostini, Erika Suruagy Assis de Figueiredo, Mauro Titton. – Salvador: EDITORA, 2009.

 2. Concepções e Princípios da Educação do Campo

CALDART, Roseli, PEREIRA, I. B., ALENTEJANO, Paulo, FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECAD. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Resolução CNE/CEB N° 1 – de 3 de abril de 2002.

 CALDART, Roseli. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Vozes, 2000

3. Novas Tecnologias e Educação do Campo 

SCHWARTZMAN, Simon. A sociedade do conhecimento e a educação tecnológica. Trabalho realizado por solicitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Departamento Nacional. Janeiro de 2005.

 

4. Fundamentos da Matemática

 

5.Leitura e Produção de texto I

 

6. Pedagogia da Alternância/ Prática Reflexiva em Pedagogia da Alternância

 SOBREIRA, Milene Francisca Coelho. SILVA, Lourdes Helena da. Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 212-227, 2014.

 CORDEIRO, Georgina N. K. REIS, Neila da Silva.HAGE, Salomão Mufarrej. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.

VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke. O Caminho da Aprendizagem na Pedagogia da Alternância eo Sujeito Alternante. IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul,2012.

TEXEIRA, Edival Sebastião. BERNARTT, Maria de Lourdes. TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil:revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

GIMONET, Jean-Claude. Método pedagógico ou novo sistema educativo? A experiência das casas familiares rurais. Brasília: Cidade, 2004

II ETAPA 

 

 

 

 

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