Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação

 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Filosofia, Conhecimento e Educação

O objetivo desta especialização é desenvolver metodologias de pesquisa em nível de pós-graduação, estimulando capacidades cognitivas indispensáveis para a atuação profissional nas áreas de filosofia, conhecimento e educação, bem de acordo com a missão do Centro de Formação de Professores (CFP) que valoriza a formação continuada em proveito da prática docente.

Dessa maneira, a filosofia assume seu objetivo de problematizar o conhecimento para formar educadores críticos capazes de articular os conceitos de autonomia, emancipação e esclarecimento em diálogo com o campo educacional, visando a consolidação da formação científica e filosófica dos discentes. Em síntese, o curso pretende: (1) aprofundar os conhecimentos filosóficos nos campos da epistemologia, da ética, da estética e do ensino da filosofia; (2) consolidar a formação crítica de professores de filosofia, oportunizando formação continuada aos pesquisadores do Recôncavo da Bahia e regiões adjacentes, bem como a todas as pessoas que tiverem interesse em continuar seus estudos nesta área.

Assim, a Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia, conhecimento e educação, modalidade à distância, é oportuna frente aos desafios assumidos pelo CFP, diante do compromisso social desta instituição com a consolidação deste campus, empenhando-se na formação de professores e pesquisadores capacitados para contribuir com o desenvolvimento humano, social, educativo e científico do Brasil.

O Campus do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, situado na cidade de Amargosa, constitui em Polo sede, responsável pela implementação da coordenação didático e pedagógica do projeto, abarcando estudantes matriculados no Curso, onde os estudantes deverão comparecer para as atividades presenciais previstas no final de cada semestre.

 

Especialização em FFilosofia e Conhecimento


Processo seletivo

 

Inscrições

Período: 01/10/21 a 17/11/21

Clique aqui para fazer sua inscrição

 

Publicações

Formulários de Autodeclaração

Template - Projeto do Pesquisa

Barema para análise do Currículo Lattes

Tutorial para realizar inscrição

EDITAL DE SELEÇÃO 01/2021 

 


Funcionamento 

 

Estrutura Curricular

A integralização da carga horária do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia se dará em 442h de atividades curriculares correspondentes a disciplinas obrigatórias especificadas na Estrutura Curricular. O estudante cumprirá todas as disciplinas e as atividades curriculares listadas no primeiro e segundo semestres. No terceiro semestre, o estudante se matriculará no componente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a fim de elaborar seu TCC, na forma de artigo científico, sob supervisão de um(a) orientador(a), cabendo aos docentes responsáveis pelo componente organizar a socialização das diversas pesquisas realizadas no período do curso.

Clique aqui para visualizar a Estrutura Curricular, com informações sobre os Créditos e a Carga Horária de cada Componente Curricular. 

 

Metodologia

A abordagem metodológica da presente proposta adere integralmente à modalidade de ensino à distância, contemplando em sua matriz curricular um espaço para atividades semipresenciais que visam uma maior proximidade e interação humana (em caso de superação das condições atuais de distanciamento social impostas pela pandemia do Covid-19). Embora não se exija presença física na maior parte do Curso, haverá um encontro presencial como atividade obrigatória ao final de cada semestre – realizados no componente Seminários de Pesquisa I e II (no primeiro e segundo semestre respectivamente). Nestes Seminários o estudante poderá apresentar e discutir resultados parciais da pesquisa realizada. Ao final do terceiro semestre, o discente apresentará, também de modo presencial, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) à Banca avaliadora, na forma de artigo científico.

A critério da coordenação do Curso e das disponibilidades tecnológicas, serão desenvolvidas aulas em videostreaming, webconferência ou outras formas de transmissão que permitam o monitoramento remoto. O uso de plataformas de aprendizagem como Moodle, Turma Virtual (SIGAA) ou de organizações parceiras da UFRB como o Google Meet ou Sala da Aula, poderão favorecer a aquisição de autonomia gradativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento. Estão previstos chats online, fóruns de discussão e diversas atividades de aprendizagem, orientadas para a revisão de conteúdos e para a investigação, promovendo a interatividade entre estudante-docente e estudante-estudante para instauração paulatina de uma comunidade de investigação online de acordo com a necessidade de cada docente e a especificidade de cada turma.

A estratégia de ensino contará, assim, com diferentes técnicas tais como aulas expositivas dialogadas (gravadas ou transmitidas por webconferência); discussão de textos em fóruns online; apresentação de trabalhos individuais e em grupo, além de debates e seminários entre outras possibilidades didáticas inovadoras.

 


 Colegiado do Curso

 

Coordenação

Pablo Enrique Abraham Zunino (Coordenador)

Giovana Carmo Temple (Vice-Coordenadora)

Portaria Nº 296, de 25 de junho 2021

 

Demais membros

Geovana da Paz Monteiro

Ana Carolina Reis Pereira

Rafael dos Reis Ferreira

Ricardo Henrique Resende de Andrade


 Contato

E-mail:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


  

<Voltar ao menu inicial>

 

Fim do conteúdo da página