ABERTO EDITAL - SELEÇÃO DO MESTRADO PARA 2021.1

INFORMAÇÕES:

EDITAL 01/2020 Processo Seletivo Aluno Regular 2021.1

BAREMA

1.    O(A) candidato(a) deverá acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/ Processos Seletivos Stricto Sensu e selecionar o Processo Seletivo Aluno Regular 2021 – Edital 01/2020, conforme indicado no Manual do candidato, disponível no site do programa, a fim de preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos solicitados.
  2.    Os dados solicitados no formulário eletrônico devem ser informados pelo(a) candidato(a), que se responsabilizará pela exatidão dos mesmos.
  3.    No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá submeter os documentos SALVOS no formato .pdf, limite de 20 MB, nomeando os arquivos com as iniciais do seu nome, seguido da indicação do conteúdo, conforme exemplo: Lattes do candidato Maria de Sousa, nome do arquivo, MSLattes.
  4.    Os documentos a serem apresentados na inscrição serão os seguintes:
  5.    Currículo Lattes atualizado - cópia digital do Curriculum Vitae – modelo Plataforma Lattes em formato .pdf.
  6.    O projeto de pesquisa deverá conter: título, resumo, sumário, introdução e breve revisão de literatura, linha de pesquisa, objetivos e justificativa, metas, material e métodos, cronograma, viabilidade, resultados esperados e impactos para defesa agropecuária. O texto deve ser em formato pdf, redigido em páginas A4, espaçamento duplo, fonte Arial, tamanho 12, todas as margens de 2 cm. A bibliografia deve ser referenciada de acordo com a ABNT-NBR-6023-2018.
  7.    Arquivo digital único, em formato .pdf contendo documentação comprobatória dos itens do Currículo Lattes, sequenciados na mesma ordem deste. Caso o arquivo ultrapasse o limite de 20 MB, o mesmo deve ser dividido e o arquivo complementar deve ser nomeado e anexado, conforme indicação do questionário no sistema.
  8.    Barema de Avaliação do Currículo Lattes, conforme modelo apresentado no sítio do Programa (https://www.ufrb.edu.br/mpdefesaagropecuaria/) devidamente preenchido pelo(a) candidato(a). A Comissão do Processo Seletivo avaliará a pontuação indicada pelo candidato.
  9.    Arquivo digital único, em formato .pdf, contendo cópia dos documentos: Documento de Identidade nacionalmente válido com foto; Cadastro de Pessoa Física (CPF) para brasileiros; passaporte para estrangeiros; prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros com até 45 anos, conforme Art. 209 e 210 do Decreto 57.654/1966; certidão de quitação eleitoral obtida, exclusivamente, no sítio www.tse.gov.br.
  10.     Declaração, em formato .pdf, do(a) dirigente máximo da organização de origem do(a) candidato(a), afirmando explicitamente a sua anuência para a realização da pós-graduação, caso o(a) referido(a) candidato(a) obtenha aprovação no processo seletivo. Documento exigido apenas para candidato(a) com vínculo empregatício.
  11.    Arquivo digital único, em formato .pdf, do diploma de Graduação (frente e verso) ou documentos que comprovem a conclusão do curso ou declaração de provável formando(a) até 31/12/2020. O(A) candidato(a) provável formando(a) deve ter ciência de que, se aceito(a) no processo seletivo, a data de colação de grau (dia/mês/ano) constante no documento comprobatório da graduação deverá ser anterior ao último dia de matrícula no Programa, conforme calendário acadêmico estabelecido para o período, sem o qual não poderá efetuar a matrícula.
  12.    Arquivo digital único, em formato .pdf, do Histórico escolar de Graduação assinado ou com validação eletrônica.
  13.     Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, em formato .pdf, no valor de R$ 65,00 (Sessenta e cinco reais) realizado no Banco do Brasil. Para o pagamento da inscrição é necessária a impressão da GRU simples (Guia de Recolhimento da União) no site https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp; preenchida com os seguintes dados: UG: 158092, Gestão: 26351, Código da GRU: 28883-7, Número de referência: 11.01.21.30, Nome e CPF do(a) contribuinte. Em nenhuma hipótese a taxa de inscrição será reembolsada. Para os interessados em isenção de taxa de inscrição, ver o item 8.1.4, observando-se o item 8.2 (do edital).
    1.    Os(as) candidatos(as) Servidores Técnico-Administrativos do quadro efetivo da UFRB deverão apresentar declaração, em formato .pdf, da autoridade máxima da sua unidade indicando anuência a sua liberação para realização do mestrado/doutorado e justificando a importância desta capacitação para o desempenho das atividades do(a) servidor(a) no âmbito da UFRB;
  14.    O(a) candidato(a) optante pela reserva de vagas para NEGROS, INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, pessoas com DEFICIÊNCIA e pessoas TRANS deverá submeter, em formato .pdf, o respectivo formulário de autodeclaração, bem como toda a documentação comprobatória indicada no item 6.3, em arquivo digital único, formato .pdf. Caso o arquivo ultrapasse o limite de 20 MB, o mesmo deve ser dividido e o arquivo complementar deve ser nomeado e anexado, conforme indicação do questionário no sistema;
  15.    Foto 3x4 recente.
  16.    Candidato(a) estrangeiro(a) deverá submeter, além dos documentos acima citados, em arquivo único, formato .pdf, os seguintes documentos:
  17.    Cópia do comprovante de legalidade no Brasil (visto permanente ou visto de estudos).
  18.    Cópia do comprovante de proficiência em Língua Portuguesa emitido por Embaixada ou Consulado do Brasil no país de origem, exceto para candidatos de países cujo idioma oficial seja Português ou Espanhol.