Título de Cidadão Cruzalmense outorgado ao Prof. Dr. Dr. Antônio Souza do Nascimento

Publicado: Sexta, 11 Novembro 2022 11:54

No dia 09/11/2022, o ex-prof do MPDA, Dr. Antônio Souza do Nascimento recebeu Título de Cidadão Cruzalmense, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores de Cruz das Almas.

Participaram do evento: filhos, a irmã Eronildes Xavier, sobrinhos, amigos, colegas e muitos conterrâneos cruzalmenses.

"ANTONIO SOUZA DO NASCIMENTO - release a pedido de Câmara de Vereadores de Cruz das Almas na pessoa do vereador Sr. Osvaldo da Paz

Natural de Rio Real-BA, nasceu em 15 de fevereiro de 1949, o 10º. filho caçula de Cunegundes Xavier do Nascimento e Maria Xavier de Souza.   Ao concluir o curso primário em sua cidade natal foi para Salvador-BA, onde cursou o ginásio e científico no ICEIA(Instituto Central Isaias Alves) e CENTRAL (Colégio Estadual da Bahia), respectivamente.  Em 1970 ingressou no Curso de Agronomia na então Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA), em Cruz das Almas-BA, onde obteve o título de Engenheiro Agrônomo em 1973.

Por dois anos (1974 a 1975), trabalhou na Empresa BAHIA FRUTOS S/Acomo Agrônomo de campo, onde obteve grande experiência em fruticultura. Ao final desse período foi contratado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária como Pesquisador I, sediado em Cruz das Almas-BA.

No período 1976 a 1978 desenvolveu Projetos de Pesquisa na área de Entomologia Agrícola, e casou-se com Graça Maria Loureiro Cardoso do Nascimento, (de saudosa memória) com quem veio a ter dois filhos: Milena Maria Cardoso do Nascimento e Ricardo Loureiro Cardoso do Nascimento.

Nascimento, como é conhecido, continuou sua formação acadêmica fazendo o curso de Mestrado, em Entomologia Agrícola, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiros” da USP em Piracicaba-SP (1978 a 1980), quando retornou aCruz das Almas-BA.

Em 1988, o Pesquisador Antonio Nascimento retorna às atividades Acadêmicas para fazer o Curso de Doutorado no Instituto de Biociências da USP, em São Paulo-SP , na área de Biologia Genética, tendo concluído o curso em 1990.

Suas atividades: de pesquisa,(na Embrapa), e ensino, na (UFBA - Escola de Agronomia), tiveram foco no Manejo Integrado de Praga, tendo orientado dezenas de alunos de Mestrado e Iniciação Científica.

A interação do Pesquisador, com a ADAB – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia e com a EBDA – Empesa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, foi e tem sido de fundamental importância para a validação de diversas tecnologias voltadas para a pequena produção agrícola, no Estado da Bahia e fora deste.

Desataca-se aqui a geração da tecnologia para o “Tratamento Hidrotérmico de manga para exportação”. Tecnologia esta que vem permitindo, por mais de três décadas consecutivas, a geração de emprego e renda para o pais.

Antonio Nascimento tem sido alvo de muitas homenagens como: “Prêmio por Excelência” outorgado pela Embrapa CNPMF, em 2001; pelos “trabalhos e dedicação dispensados à citricultura Baiana” outorgado pela ASCIBA – Associação de Citricultores da Bahia, em 1999; Homenagem da BiofábricaMoscamed Brasil – MOSCAMED  pela criação de Grupo de Trabalho e indução  junto aos Ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento e da Ciência e Tecnologia na criação desta instituição;Título de “Cidadão Rio Realense” outorgado pela Câmara de Vereadores da cidade de Rio Real-BA;  “Diploma de Reconhecimento” outorgado pelos colegas “Engo. Agrônomo 1973 UFBA”; Organizou e presidiu o XVII Congresso Brasileiro de Entomologia, realizado na cidade de Salvador-BA ,em 1989. Por votação dos seus pares, recebeu o Prêmio de Sócio Benemérito da SEB – Sociedade Entomológica do Brasil, dentre outros."

ANTONIO 1ANTONIO 2ANTONIO 3ANTONIO 4ANTONIO 5