Dissertação de mestrado da UFRB recebe Prêmio Brasil de Economia

Publicado: Terça, 09 Setembro 2014 19:10

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGPPSS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Gepherson Espínola conquistou o 3º lugar no XX Prêmio Brasil de Economia. Ele foi contemplado na categoria dissertação de mestrado por seu trabalho: “Bolsa Família: Uma Análise a partir da Concepção dos Beneficiários de São Felipe – BA”, orientado pelo professor Clóvis Zimmermann. O prêmio foi entregue na última quarta-feira, 03 de setembro.

20140908 premio

O trabalho propôs a avaliação da contribuição do Programa Bolsa Família em uma dimensão local a partir da concepção de beneficiários do município de São Felipe, Bahia.  A dissertação comprova que as políticas públicas assumem características próprias em conformidade com o contexto na qual elas se inserem, por meio da interação entre as dinâmicas social, econômica, política, cultural e institucional. De acordo com Espínola, a trajetória do estudo possibilita ao leitor a apreensão de distintos elementos para a compreensão dos papeis desempenhados pelas políticas públicas de cunho social.

O autor ainda explica que uma pesquisa de levantamento que detecta a percepção de 344 famílias beneficiárias do programa foi feita com o objetivo de entender a relação do Bolsa Família com a Educação, Saúde e Assistência Social. No documento, as famílias puderam expressar as suas opiniões através de questionários que foram estruturados sobre o perfil socioeconômico, além da avaliação do programa.

Para Espínola, a premiação ressalta o compromisso científico da Universidade com a região na qual está inserida. “Ao saber da premiação, automaticamente, senti um misto de gratidão, alegria, compensação e dever cumprido”, declarou. “O prêmio é um estímulo para prosseguir na vida acadêmica e trouxe o reconhecimento público do trabalho que realizei na UFRB”, afirmou Espínola, que ainda agradece ao PPGPPSS pela colaboração e subsídios no desenvolvimento e amadurecimento das idéias ao longo do curso.

XX Prêmio Brasil de Economia: é promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) e tem como objetivo estimular a reflexão crítica sobre a Economia como ramo de conhecimento no que se refere às questões ligadas aos aspectos econômicos, sociais e regionais da sociedade brasileira.  A entrega das premiações é realizada no XXIV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, de 03 a 06 de setembro, no Hotel Mercure, em Goiânia.