Mesa-Redonda Raça e Política - a supremacia branca e a construção da democracia

Mesa-Redonda

Raça e Política: a supremacia branca e a construção da democracia

Quando: 15 de dezembro de 2015, as 14:00.

Onde: Auditório da Pós-graduação, Fundação Hansen Bahia, Rua 13 de maio, no. 13, Cachoeira, Bahia.

Programação:

O Longo amanhecer: trajetória do movimento negro e mudança institucional no Estado brasileiro - Carlos Augusto Sant'Anna Guimarães – mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorando em Ciência Política (Unicamp), Pesquisador-assistente da Fundação Joaquim Nabuco, (FUNDAJ) ex-coordenador (2005-211) do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Diretoria de Pesquisas Sociais (FUNDAJ).

O enigma soteropolitano - porque a Roma Negra nunca elegeu um prefeito negro? - Cloves Oliveira – Mestre em Sociologia  (University of Pittsburgh) e doutor em Ciência Política (IUPERJ). Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador Associado ao DOXA - Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (IESP – UERJ).

Entre a esquerda e a direita continuamos negros? Repensando a relação entre movimentos negros e partidos políticos no Brasil - Cristiano Rodrigues – Mestre em Psicologia Social (UFMG) e doutor em Sociologia (IESP-UERJ). Realizou estágio de doutoramento no Center for Research and Education on Gender and Sexuality (CREGS) da San Francisco State University. Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia, e do Bacharelado de Estudos em Gênero e Diversidade (BEGD).

Para radicalizar a democracia: movimentos negros e antirracismo em perspectiva comparada - Brasil e ColômbiaMárcio André Oliveira dos Santos – É doutor em Ciência Política (IESP-UERJ). Possui Mestrado e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizou estágio doutoral na Johns Hopkins University, em Baltimore, Estados Unidos 2009. Professor do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB, campus dos Malês.

Debatedora

Martha Rosa -  Doutora em Historia (UnB), ex-chefe de gabinete da Fundação Cultural Palmares. Profa. No Mestrado Professional em Historia da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB)

Mediador

Osmundo  Pinho -  (UFRB)