Encontros em Arte Japonesa – Migrações através do tempo e do espaço

O curso compõe o projeto "Conectando Histórias da Arte: Ensinando e Pesquisando Arte Não-Europeia em Universidades Brasileiras".  O projeto é uma iniciativa da Unicamp, com apoio da Getty Foundation, e conta com outras universidades parceiras além da UFRB - UFPA, UNILA e Tufts University. Serão oferecidos dois componentes este semestre. Ambos serão on-line - serão criados plataforma e site específico para o  curso - e terão estudantes e pesquisadores das universidades participantes, sendo as aulas ministradas por professor visitante estrangeiro, pesquisadores da Unicamp e das universidades colaboradoras.

O curso "Encontros em Arte Japonesa – Migrações através do tempo e do espaço" está sendo ofertado pelo Programa de Mestrado em História da África, Diáspora e Povos Indígenas. A matrícula ocorrerá no período que consta no calendário, e as aulas começarão  no dia 04/08/2022. As aulas ocorrerão de modo remoto às quintas-feiras das 14h30 às 16h30.

Como o curso será em conjunto com estudantes da UNICAMP, seguiremos o calendário de feriados nacionais comum a todos e todas.

Mais informações sobre o componente:

Encontros em Arte Japonesa – Migrações através do tempo e do espaço

Profa. Dra.Juliana Maués (NEANE/ UNICAMP)

Esta disciplina propõe uma introdução à arte japonesa a partir de seus pontos de contato com o Ocidente. Tendo como plano de fundo o estudo de casos historicamente situados a partir da abertura oficial dos portos de comércio japoneses em 1854, o curso investiga a história de objetos, técnicas e suportes que ajudaram a consolidar uma imagem do Japão para além de suas fronteiras geográficas. A disciplina estrutura-se em três eixos: trânsitos estéticos e de sensibilidades; circulação de objetos; migração e deslocamentos populacionais. Ao longo do semestre, examinaremos temas tais como Japonismo e modernismos euro-americanos; Orientalismo e apropriação cultural; constituição das grandes coleções de arte japonesa fora do Japão; e a arte de comunidades migrantes, com especial atenção ao contexto nipo-brasileiro.

cartazcursoartejaponesa