Artigo publicado pelo Professor Leandro Almeida

Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB

Leandro Antonio Almeida

Resumo

Este trabalho reflete sobre a produção de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História. Apresentaremos essa modalidade de pós-graduação stricto sensu que se expandiu na área de História nos últimos anos e, depois, trataremos dos desafios do tema mediante uma experiência de produção em uma disciplina intitulada “Metodologia da Pesquisa e da Produção de Materiais Didáticos”. Nela solicitava-se aos mestrandos material didático, acompanhado de um guia para o professor, em qualquer formato e suporte, sobre um dos temas de pesquisa do programa. A maioria dos alunos optou por trabalhar com livros paradidáticos, apresentados em formato digital (PDF). Durante a escolha e produção foram utilizados saberes acadêmicos, pedagógicos e práticos, mobilizados conforme o contexto dos alunos e os objetivos formativos. Os relatórios dos mestrandos mostraram a pouca familiaridade com a linguagem voltada aos alunos da educação básica e com os saberes de edição e diagramação dos livros. Por fim, a produção de materiais didáticos de maneira interdisciplinar é um desafio para os mestrandos.

Revista História Hoje (v. 5, n. 9, 2016)