Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CCA 035 - Meteorologia e Climatologia Agrícola

Criado: Sexta, 20 Julho 2007 09:29 | Publicado: Sexta, 20 Julho 2007 09:28

Prof. Dr. Aureo Silva de OliveiraProf.

Dra. Greice Ximena Santos Oliveira 

 

CCA 035 – METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA

 

Carga horária: 60 horas/aula

Turma: T01, P01

Horário: T01: quinta-feira (08:00h - 09:40h)  

P01: quinta-feira (10:00h - 11:40h)

 

EMENTA

Elementos e fatores meteorológicos e do clima. Climas do Brasil. Energia radiante e temperatura do ar: aspectos físicos e aplicações na agricultura. A água na biosfera: umidade do ar: aspectos físicos e importância agrícola; evaporação e evapotranspiração; balanço hídrico e aplicações na agricultura. Ventos e sua importância na agricultura. Fenômenos climáticos adversos à agricultura. Clima, crescimento, desenvolvimento e produção vegetal/animal. Sistemas de informações agrometeorológicas. Zoneamento Agrícola e estimativa da produtividade vegetal e quebra de safra.

 

OBJETIVOS

A produtividade vegetal ou animal é condicionada pelo ambiente. Nesta disciplina procura-se descrever as interações entre as condições atmosféricas e os sistemas agropecuários, de maneira que os alunos fiquem capacitados a entendê-los e a interferir favoravelmente no sistema agrícola, minimizando os aspectos negativos da agricultura exploratória. a)      Estudar os fatores que condicionam o tempo e o clima; b)      Ensinar como são observados e medidos os elementos meteorológicos para fins agroclimáticos; c)      Discutir como as informações meteorológicas e climatológicas podem ser usadas para planejamento global de uso da terra e das operações agrícolas, bem como para minimização dos efeitos adversos do tempo e do clima na agricultura; d)      Discutir como as condições de tempo e de clima relacionam-se com a produtividade agropecuária. 

 

METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO

De acordo com a Resolução no. 009/2008, que dispõe sobre o Regulamento de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Capítulo V – Da Avaliação da Aprendizagem:O aluno será avaliado através de 3 (três) exames parciais, com datas previstas para 10 de setembro, 22 de outubro e 26 de novembroe só a professora cabe a decisão de alterá-la.O rendimento final do semestre (RS) será obtido pela média aritmética das notas dos exames parciais.O aluno estará aprovado por média se e somente se RS ≥7,0.  

 

SEGUNDA CHAMADA

Observando ainda o REG da UFRB, também no  Capítulo V – Da Avaliação da Aprendizagem:A segunda chamada, que aluno tenha direito, será realizada na última semana de aulas, dia 3 de dezembro de 2009.  

 

AULAS EXTRAS REPOSITIVAS, DÚVIDAS

Durante o semestre, quando julgado necessário ou para cumprimento da carga horária mínima exigida no curso, poderão ser agendas aulas extras repositivas, em horários definidos e comunicados pela professora.Quando necessário e sendo de interesse dos alunos, a professora estará a disposição para retiradas de dúvidas e melhoria da aprendizagem, também em horário e datas compatíveis.Na possibilidade de realização de aulas práticas, extras e visitas técnicas, previamente programadas, estas poderão ocorrer aos sábados, sem prejuízo às atividades das outras disciplinas.   

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.      A importância da Meteorologia Agrícola na agricultura moderna; 2.      Fatores geográficos determinantes do tempo e do clima: (latitude, altitude, relevo, oceanidade/continentalidade, correntes marítimas); circulação atmosférica: vento; massas de ar; fatores topo e microclimáticos; 3.      Observações meteorológicas: radiação solar, temperatura do ar e do solo; umidade do ar; precipitação; ventos. 4.      Balanço de energia radiante e sistemas agrícolas; aspectos quali-quantitativos da interação da radiação solar com os vegetais; aspectos ecológicos do fotoperiodismo; disponibilidade energética, temperatura e crescimento vegetal; estimativa de produtividade potencial de culturas; temperatura e desenvolvimento de plantas e insetos; graus-dia; exigências em frio de frutíferas de clima temperado; temperatura como fenômeno adverso na agricultura; geadas; temperatura, condições de estabilidade atmosférica e sua utilização na aplicação de defensivos agrícolas e dispersão de poluentes; 5.      Água na biosfera e agricultura: umidade atmosférica e doenças de plantas; umidade do ar e armazenamento de produtos e materiais agrícolas; precipitação e irrigação; 6.      Evapotranspiração: conceitos, métodos de medida e de estimativa; 7.      Balanço hídrico climatológico segundo Thornthwaite e Mather; balanços hídricos normais e seriados; estimativa da freqüência e da lâmina de irrigação com base em clima e solo; deficiência hídrica e produtividade das culturas; 8.      Importância ecológica dos ventos; 9.      Aptidão climática das regiões para os cultivos; zoneamento agroclimático; 10.   Sistemas de informações agrometeorológicas. Estimativas de produtividade potencial e quebra de safra.  

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E RECOMENDADA

BERGAMASCHI, H., BERLATTO, M.A., MATZENAUER, R., FONTANA, D.C., CUNHA, G.R., SANTOS, M.L.V., FARIAS, J.R.B., BARNI, A.N. 1992. Agrometeorologia Aplicada à Irrigação. Ed. da Universidade do Rio Grande do Sul. Departamento de Física e Meteorologia. 1997.

KLAR, A.E., A água no sistema solo-planta-atmosfera. Livraria Novel.

OMETTO, J.C.,1981. Bioclimatologia Vegetal. Editora Agronômica Ceres.

PEREIRA, A.R., VILLA NOVA, N.A., SEDYAMA, G.C., Evapo(transpi)ração. FEALQ, 183 p., 1997.

PEREIRA, A.R., ANGELOCCI, L.R., SENTELHAS, P.C., Agrometeorologia: Fundamentos e Aplicações Práticas. Ed. Agropecuária, 478 p. 2002.

REICHARDT, K., A água em sistemas agrícolas. Editora Manole. 1987.

TUBELIS, A., NASCIMENTO, F.J.L., 1990. Meteorologia Descritiva: fundamentos e aplicações brasileiras. Livraria Nobel S.A., São Paulo.

VIANELLO, R.L., ALVES, A.R. Meteorologia Básica e Aplicações. Imprensa Universitária, Universidade Federal de Viçosa. 1991.

VAREJÃO SILVA, M.A., Meteorologia e Climatologia. INMET, 552p. 2001.   

Fim do conteúdo da página