Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dissertações/Teses Antigo

Criado: Domingo, 20 Setembro 2009 11:22 | Publicado: Quinta, 03 Setembro 2009 11:18
   Efeitos do uso da água salino-sódica no tempo sobre a distribuição dos sais na zona radicular e na produtividade do cafeeiro irrigado (2004)
 
Orientada: Célia Maria de F. dos Santos, (75) 621.5540,  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Orientação: Dr. Francisco Adriano de C. Pereira
Comentários: Este trabalho dá continuidade a outro apresentado anteriormente, sobre o uso de água salino-sódica para a produção de café irrigado na região de Brejões. Trata-se de uma pesquisa em longo prazo onde os efeitos de acúmulo de sais na zona radicular são avaliados.

   Aplicação de fósforo sob irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial em área cultivada com mamão (2004)
 
Orientado: Elves de Almeida Souza
Orientação: Dr. Vital Pedro da Silva Paz     Dr. Eugênio Ferreira Coelho
Resumo: O presente estudo avaliou o efeito da aplicação de fósforo por gotejamento superficial e subsuperficial no crescimento do mamoeiro (Carica papaya L.), do grupo Formosa, cultivar Tainung n o 1. O experimento seguiu um delineamento em blocos casualizados, num esquema fatorial 2 x 4 + 1, onde consideraram-se dois sistemas de microirrigação (gotejamento enterrado e superficial) e quatro freqüências de fertirrigação com fósforo (30, 60, 90 e 120 dias) via água de irrigação, utilizando como fonte o fosfato monoamônico (MAP), mais um tratamento com adubação convencional via sólida o superfosfato simples. A alta freqüência de aplicação de fósforo fertirrigado proporcionou uma maior expansão longitudinal e ortogonal das raízes. A análise das variáveis de crescimento do mamoeiro: índice de área foliar, altura da planta e o diâmetro do caule, foram avaliadas durante o período fevereiro a novembro de 2003, os maiores valores absolutos dos parâmetros de crescimento ocorreram para a freqüência de aplicação de fósforo mínima de 60 dias.

   Influência da água salino-sódica na distribuição dos sais na zona radicular e na produtividade do cafeeiro irrigado na região de Brejões – Bahia (2002)
 
Orientado: João Frederico Silveira
Orientação: Dr. Francisco Adriano de C. Pereira
Comentários: A região de Brejões é um dos pólos de produção de café na Bahia. No entanto, o uso da irrigação é limitado em períodos secos, devido à qualidade da água disponível. O trabalho objetivou avaliar os efeitos da água salino-sódica no desenvolvimento radicular e produção do cafeeiro.

   Avaliação de métodos de estimativa da evapotranspiração de referência em Cruz das Almas, a partir de dados obtidos por estação meteorológica automática (2002)
 
Orientado: Carlos Eduardo Santana
Orientação: Dr. Francisco Adriano de C. Pereira
Comentários: Procedeu-se a uma análise comparativa de dados meteorológicos oriundos de estações manuais e automáticas, na estimativa da evapotranspiração de referência. Tais estudos são significativos, na medida em que muitas estações manuais estão sendo substituídas por automáticas, e é preciso verificar os efeitos desta mudança na continuidade dos dados coletados e variáveis estimadas, a exemplo da evapotranspiração.

   Uso e manejo da água na produção de manga nas condições subúmidas do meio-norte do Brasil (2001)
 
Orientado: Francisco das Chagas Oliveira
Orientação: Dr. Eugênio Ferreira Coelho
Comentários: A produção de manga irrigada no Piauí é uma atividade que requer grandes investimentos. Senso a água um dos componentes mais importantes no custo final do produto, este trabalho objetivou estudar alternativas de manejo da água visando melhoria da qualidade e quantidade de frutos sem comprometimento dos mananciais hídricos da região.
registrado em:
Fim do conteúdo da página