Sociedade pode participar do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRB

Publicado: Quarta, 01 Agosto 2018 10:20

A comunidade acadêmica e toda a sociedade civil estão convidadas a participar da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para os próximos 12 anos, entre 2019 e 2030. Durante o processo de elaboração do PDI, a participação de todos é fundamental para diagnosticar a situação atual e refletir as expectativas e projetos que se quer para a Universidade no futuro.

O PDI, elaborado de forma democrática e participativa, é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver. Na UFRB, a Portaria da Reitoria Nº 342 de 03 de maio de 2018constituiu a Comissão de Sistematização do PDI, com o objetivo de coordenar o processo de construção do documento.

A Comissão de Sistematização é responsável por fornecer orientações técnicas, acompanhar o cronograma de trabalho, gerenciar a comunicação e consolidar os documentos e informações geradas pelas comissões temáticas. Estas, por sua vez, estão divididas por eixos: Perfil Institucional, Objetivos Estratégicos Administrativos, Objetivos Estratégicos Acadêmicos e Monitoramento e Controle.

As comissões temáticas irão realizar consultas públicas online e sessões públicas via webconferências para auxiliar a elaboração dos trabalhos e garantir a participação coletiva. O site www.ufrb.edu.br/pdi mantém a agendaatualizada dos trabalhos, indicando dia e hora de eventos como reuniões das comissões temáticas e sessões públicas, para as quais toda a comunidade está convidada.

Ao longo de todo o processo, também é possível a qualquer pessoa enviar dúvidas, sugestões e outras manifestações pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Modelo do PDI 2019-2030

Passada a vigência do PDI anterior da UFRB (2015-2019), transformaram-se as circunstâncias, o ambiente externo, o cenário econômico, político e institucional, razões que levaram a instituição à necessidade de revisitar o documento. De acordo com a nova proposta, trata-se de um modelo de longo prazo, seguindo o exemplo já adotado por outras instituições.

O novo Plano terá a duração de 12 anos (2019-2030), com obrigatoriedade de revisão bienal ou a qualquer momento por deliberação do Conselho Universitário. Caberá a este documento traçar o norte que direcionará as ações das unidades executivas e acadêmicas da UFRB. Nele estará contido o projeto pedagógico institucional, o perfil institucional, as fontes de financiamento, as políticas de ensino, pesquisa e extensão, o perfil do corpo técnico e docente, além da forma de avaliação das ações.

O PDI, enquanto principal peça de planejamento da instituição, também disciplinará a construção do Plano de Gestão do Reitorado e dos Planos de Gestão dos Centros de Ensino. Estes planos terão duração de quatro anos e deverão ser apresentados no primeiro trimestre subsequente à posse do Reitor e respectivos Diretores de Centro.

Acesse a agenda de atividades e fique por dentro das datas das discussões e reuniões.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/pdi.