22/11/2022 Seminário Metodologias Cruzadas

O PPGCS convida a todas e todos para o Seminário Metodologias Cruzadas

Um exercício de diversidade: diferenças, estratégias e interseccionalidade nos feminismos negros contemporâneos
Julia Abdalla, doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, professora de Sociologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Dia 22/11/22 às 15h

Local: Auditório Hansen, presencial

A pesquisa de Julia analisou o cenário dos feminismos e movimentos de mulheres negras brasileiras na atualidade, um contexto de pluralização de sujeitos políticos, formatos organizativos e linguagens e estilos de contestação. Partindo de uma observação participante com grupos ativistas do interior de São Paulo que se articularam para ir à Marcha da Mulheres Negras de 2015, ela desenvolveu uma análise documental e entrevistas em profundidade, reconstruindo os processos de formação de uma rede de atores coletivos e individuais tomando por fio condutor os debates e ações coletivas em torno da produção de desigualdades simultâneas – em particular, os usos, debates e ações organizadas a partir da categoria “interseccionalidade”. Destacando assim, os tensionamentos e negociações entre as ativistas, os movimentos e atores externos à articulação, as formas de construção de alinhamento entre agendas e estratégias de militância. O argumento central do seu trabalho é que, nesse contexto de pluralidade e transformação nas práticas dos movimentos, ganha preponderância uma ética política fundamentada principalmente nas alianças (e não nas identidades), orientada por uma série de procedimentos debatidos e negociados, descritos como “exercícios de diversidade”.

A apresentação e discussão será seguida de uma pequena socialização entre os participantes, às 17, também no Hansen.

Suzana Maia

Professora de Antropologia e Estudos de Gênero