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Edgilson Tavares de Araújo

Publicado: Terça, 26 Mai 2020 17:49

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Currículo Lattes lattes-icon

 

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional / Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM da Universidade de Brasília. Doutor e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Conceito 7 - Capes), realizando estágio doutoral sanduíche em Lisboa - Portugal, na Universidade Católica Portuguesa. Especialista em Estratégias de Mobilização e Marketing Social pela Universidade de Brasília / Unicef. Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Administração / Universidade Federal da Bahia, na área de Administração Pública e Gestão Social. Atua como Diretor de Extensão da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas - ANEPCP, desde 2017, e como Coordenador Estadual de Assistência Social da Federação das APAEs do Estado da Bahia, desde 2018. Foi professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Políticas Públicas, entre 2012 e 2019. Atuou na graduação em Gestão Pública, Serviço Social, Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social e Mestrado em Ciências Sociais. Exerceu cargos na gestão da UFRB, tais como Assessor da Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) (2016-2018), Coordenador do Curso de Gestão Pública (2014-2016) e Coordenador da Área de Conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas (2013-2014), além de compor diversas comissões e comitês específicos. Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Organizações, Gestão e Políticas Públicas (UFRB) e do grupo Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social. Pesquisador do Observatório da Formação em Gestão Social/Escola Livre em Gestão Social. Membro da Rede de Pesquisadores de Gestão Social (RGS). Membro da Câmara Interdisciplinar da FAPESB (2015-atual) e do Conselho de Administração da APAE de Salvador (2014-atual). Foi professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na Escola de Administração da UFBA; Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE); Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS); Unifacs. Atuou como gestor de organizações da sociedade civil de grande porte, tais como, Federação Nacional das APAEs e Instituto APAE-SP. Foi consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome / PNUD, Sense International, Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, Programa Artesanato Solidário, entre outros. Possui experiência e tem interesse nos seguintes temas/áreas: gestão/administração pública; análise e avaliação de políticas públicas; políticas de cuidados; pessoas com deficiência; população em situação de rua; Assistência Social; políticas sobre drogas; gestão social; relações Estado-Sociedade; formação de gestores públicos e sociais.

 

Projetos em andamento:

(Re)Configurações da Rede de Ofertas Socioassistenciais do SUAS para Pessoas com Deficiência no Recôncavo da Bahia: percepções dos atores e reordenamento dos serviços socioassistenciais

Este projeto terá como finalidade analisar as configurações locais da rede de ofertas socioassistenciais do SUAS para proteção social de pessoas com deficiência e famílias em cinco municípios do Recôncavo da Bahia, nos quais a UFRB possui campus, a partir das percepções de atores públicos e privados. Neste sentido, busca-se entre outros problemas responder: Como se configura a Rede Socioassistencial do SUAS para as pessoas com deficiência e suas famílias no Recôncavo da Bahia, a partir das percepções de seus atores? Como se dão as articulações das ofertas por equipamentos públicos e organizações privadas? Quais serviços precisam ser criados e/ou reordenados frentes as demandas existentes? A metodologia da pesquisa será qualitativa e baseada da teoria da policy networking (análise de rede de políticas públicas). Além de ampla revisão bibliográfica será aplicado in loco um instrumento de desenho e mapeamento de redes criado e testado por Santana e Araújo (2016). A aplicação será, incialmente, em 15 (quinze) equipamentos públicos e 08 (oito) entidades privadas em cinco municípios do Recôncavo da Bahia (Cachoeira, São Félix, Santo Amaro, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus). A partir dos resultados iniciais o instrumento poderá ser aplicado em outras organizações. Após a análise dos resultados, serão escolhidos casos em que hajam fragilidades nos “nós” da rede, principalmente, em organizações privadas e propostos ajustes e reordenamento dos serviços a fim de ativar a rede. Por fim, pretende-se realizar um seminário para diálogo e formação dos atores de equipamentos públicos e privados para apresentação dos principais resultados da pesquisa e propostas de (re)desenho de serviços.

 

Tecnologia de formação para cuidadores de pessoas com deficiência no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Esta pesquisa de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora focará na implementação de políticas públicas de cuidado para pessoas com deficiências e suas famílias no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Buscará atuar no desenvolvimento de uma tecnologia de formação (em serviço) de cuidadores de pessoas com deficiência atuantes no SUAS, a partir de diagnóstico das necessidades de capacitação destes implementadores dos instrumentos de políticas públicas. O pesquisador foi contemplado com a Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (Chamada CNPq Nº 09/2017).

 

Escola Livre de Gestão Social

Este projeto de pesquisa tecnológica busca construir e oferecer uma plataforma virtual para a formação livre em gestão social, intitulada Escola Livre de Gestão Social, voltada para um público não especializado ou com baixa especialização neste campo e/ou em seus desdobramentos temáticos, que deseje empreender percursos formativos próprios, ampliando seus conhecimentos e contribuindo para o seu próprio empoderamento. A Escola Livre de Gestão Social oferecerá um conjunto definido de possibilidades formativas, que serão oferecidas aos usuários a partir de seus próprios perfis. Os perfis possíveis, construídos a partir do cruzamento de poucas informações, tais como idade, formação pregressa, motivação, interesse específico, tempo semanal disponível (de 2 à 10 horas), tempo total disponível (de um a três módulos de 12 horas), além de algumas preferências sobre meios de aprendizagem, serão classificados segundo uma matriz de distribuição e sugestão de percursos formativos.

 

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