A LÓGICA APLICADA NA ESCRITA CIENTÍFICA Ir direto para menu de acessibilidade.

A LÓGICA APLICADA NA ESCRITA CIENTÍFICA

Publicado: Quarta, 12 Fevereiro 2020 16:19

A LÓGICA APLICADA NA ESCRITA CIENTÍFICA

ESCRITA CIENTÍFICA COM ESTILO INTERNACIONAL

(Make your manuscript impactful: How to improve logic, clarity, and flow)

RESUMO: Desenvolvemos no Curso a proposta contemporânea de como redigir textos científicos com estilo internacional. Como evitar erros ao elaborar manuscritos? Como escolher periódico internacional e aumentar as chances de aceite de seu trabalho? Qual é a Lógica e o Estilo Contemporâneo do Texto Científico? Que são variáveis e delineamentos e como definir o teste estatístico adequado? Como orientar e redigir com estilo usando o Método Lógico? O curso proporciona ao participante visão crítica do fazer Ciência.

CARGA HORÁRIA: 12 horas (3 períodos de 4 horas).

PÚBLICO ALVO

Professores, pós-graduandos e profissionais de nível superior que desejam adquirir ou atualizar conhecimento sobre o contemporâneo Método Lógico para Escrita Científica.

NÚMERO DE VAGAS: 80 vagas

DATA: 06 e 07 de abril de 2020

LOCAL: Auditório do NEAS/PPGEA – UFRB Cruz das Almas - BA

INSCRIÇÕES: https://cursosagrofins.wixsite.com/agro

MINISTRANTE

Dr. Teodorico Alves Sobrinho. Professor Titular da FAENG/UFMS. Editor Associado da RBRH. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/8947362945273719

OBJETIVO

Demonstrar os fundamentos de como estruturar, de forma lógica, textos científicos (Monografia, Dissertação, Tese, Artigo Científico e Projeto de Pesquisa), fornecendo as bases para sua construção com estilo científico internacional.

EMENTA

Ciência e Método Científico. Tipos Lógicos de Pesquisa. Variáveis. Estrutura da Pesquisa e Delineamentos Experimentais. Publicação Científica. Perguntas e Hipóteses. Construção de Objetivos. Construção da Metodologia. Estrutura, Lógica e Estilo do Texto Científico. Citações e Plágios na Escrita Científica. Estruturando e Redigindo o Texto Científico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Pesquisa Científica: Ciência. Pensamento e Método Científicos. Tipos Lógicos de Pesquisa. Variáveis e Delineamentos Experimentais. Escolhendo o Teste Estatístico. Estrutura da Pesquisa Científica e Publicação Científica. Perguntas e Hipóteses. Projeto de Pesquisa: Construção dos Objetivos e da Metodologia.

2. Texto Científico: Estrutura e Lógica do Texto Científico. Estruturando e Redigindo o Texto Científico. Lógica do Texto e da Redação. Bases e Estratégia para a escrita. Estilo de Redação. Citações e Plágios na Escrita Científica. Estruturando e Redigindo o Texto Científico. Escrevendo com Lógica.

GESTÃO DO CURSO: Controle de participação e emissão de Certificado (participação mínima de 75%)

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO: Agrofins/NEAS-PPGEA