Objetivos & Perfil do Egresso Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Objetivos & Perfil do Egresso

perfil pgea

OBJETIVO GERAL:

A preocupação com uma formação fortemente apoiada nas ferramentas da engenharia voltadas à exploração e conservação dos recursos hídricos é evidenciada não somente no contexto das demandas regionais, mas também das demandas nacionais, visto que o Brasil é detentor de importantes reservas de água doce do mundo e de grandes extensões de solos agricultáveis, dois insumos que em muitas partes do mundo começam a escassear por conta de longos históricos de ocupação e exploração desordenadas. O conhecimento teórico aliado à tecnologia é fundamental para garantir em longo prazo a sustentabilidade da agricultura brasileira, bem como, uma oferta de água compatível com as demandas da sociedade.

Nesse sentido o PPGEA tem por objetivo geral a formação de recursos humanos em nível avançado de Mestrado Acadêmico e Doutorado, para as atividades de ensino, pesquisa e assistência técnica, conduzindo aos Títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola na área de concentração ‘Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos’, com as opções de três linhas de pesquisa: a) Engenharia de irrigação e drenagem, b) Manejo de culturas irrigadas e fertirrigação e, c) Recursos hídricos: uso, gestão e qualidade.

Esse objetivo geral tem aderência com a missão assumida pelo corpo docente do PPGEA e reflete o perfil esperado para os egressos dos cursos (conforme estabelecido no item Proposta Curricular).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Considerando sua missão, seu objetivo geral e sua contextualização regional, são objetivos específicos do PPGEA:

  •          Formação de Mestres e Doutores capazes de atuarem como lideranças em atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados aos Recursos Hídricos e à Agricultura Irrigada;
  •          Contribuição atuante na expansão racional da agricultura irrigada no Estado da Bahia, mediante formação de pessoal qualificado e fornecimento de recomendações técnicas condizentes com os recursos regionais;
  •          Proposição de novas tecnologias e atualizações de técnicas de monitoramento e mitigação do impacto negativo da irrigação, de outras atividades antrópicas e de causas naturais sobre os recursos hídricos e o meio ambiente;
  •          Identificação de objetos de pesquisa de maior impacto na agricultura irrigada e nos recursos hídricos do Estado da Bahia, visando maior foco de estudos e maior atenção das políticas públicas;
  •          Antecipação de soluções para problemas crescentes ou futuros, como a degradação crescente dos solos irrigados pela salinização, a desertificação e os cenários de escassez hídrica definidos em projeções de mudanças climáticas;
  •           Proposição de índices mais adequados para o manejo e o dimensionamento de sistemas de irrigação e drenagem projetados para as condições regionais da Bahia, considerando que muitos dados extrapolados de outras regiões adicionam dúvidas, fragilidades e equívocos quando mal ‘regionalizados’;
  •          Promoção de técnicas de engenharia e/ou de manejo da irrigação para aproveitamento racional de águas de qualidade inferior.

PERFIL DO EGRESSO DO PPGEA:

A proposta curricular do PGGEA, para os cursos de Mestrado e Doutorado, permitirá a formação intelectual diferenciada dos egressos, cujos perfis estão descritos a seguir.

O egresso do Curso Mestrado deverá apresentar o seguinte perfil profissional:

  •          profissional capaz de identificar objetos de pesquisa no contexto da engenharia agrícola, estando habilitado para elaborar hipóteses de pesquisa;
  •          capacitado a desenvolver revisões de literatura atualizadas com base na exploração de artigos e indexadores internacionais, permitindo o compêndio sistemático de conhecimento e a otimização dos esforços e da aplicação de recursos financeiros;
  •          detentor de espírito crítico e ambição investigativa voltada ao bem-estar da sociedade no contexto dos problemas que afligem a agricultura irrigada e os recursos hídricos, seja para proteção dos pequenos produtores familiares ou para o agronegócio;
  •          competente para planejar e conduzir atividade de operação dos sistemas produtivos condizente com as necessidades de conservação e gestão dos recursos naturais;
  •          conhecedor dos fundamentos teóricos e possuidor de habilidades práticas que permitam a disseminação de conhecimento em atividades técnicas e de extensão e liderança em atuação profissional acadêmica de ensino.

O egresso do Curso de Doutorado deverá apresentar o seguinte perfil profissional:

  •          profissional capaz de identificar objetos de pesquisa no contexto da engenharia agrícola, estando habilitado para elaborar hipóteses de pesquisa;
  •          capacitado a desenvolver revisões de literatura atualizadas com base na exploração de artigos e indexadores internacionais, permitindo o compêndio sistemático de conhecimento e a otimização dos esforços e da aplicação de recursos financeiros;
  •          detentor de espírito crítico e ambição investigativa voltada ao bem-estar da sociedade no contexto dos problemas que afligem a agricultura irrigada e os recursos hídricos;
  •          competente para planejar, conduzir e reproduzir experimentos com metodologia científica condizente às hipóteses e objetivos propostos;
  •          conhecedor dos fundamentos teóricos e possuidor de habilidades práticas que permitam a disseminação de conhecimento em atividades de docência e de extensão, além de liderança em atuação profissional acadêmica ou não;
  •           habilitado para produção intelectual qualificada que traga à comunidade científica ineditismo e originalidade associados ao pragmatismo para solução de problemas conhecidos;
  •          capacitado a propor pesquisas de vanguarda, que venham a antecipar soluções para problemas ainda não estabelecidos, sendo também pertinentes à proposição de novas tendências em engenharia agrícola;
  •          capacitado para ingresso nas universidades e instituições de pesquisa, com conhecimento compatível às atividades de pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação, inclusive compondo novas lideranças em grupos de pesquisa.
Fim do conteúdo da página