Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Disciplina Manejo e Conservação de Solos Tropicais

Publicado: Quinta, 21 Abril 2011 14:32

O manejo e a conservação de solos no Brasil: Definição; importância; conservação do solo no Brasil; conseqüências sociais, econômicas e ambientais da erosão.

Fundamentos básicos para o manejo, conservação dos solos tropicais: O ambiente tropical; teoria dos sistemas; Ciclo hidrológico; Fundamentos de hidrologia aplicada à conservação de solo; Bacia hidrográfica, comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica.

Erosão do solo: Definição; agentes; classes; fontes; formas e fases do processo erosivo; erosão hídrica; erosão eólica; modelos para determinação das perdas de solo e água.

Manejo de solos tropicais: Preparo primário e secundário; sistemas de preparo: convencional, reduzido e plantio direto; sistemas de cultivo: monocultura, consórcio, sucessão e rotação; uso do solo nos grandes domínios morfoclimáticos do Brasil.

Degradação e recuperação da produtividade do solo: Degradação física; práticas conservacionistas mecânicas, vegetativas e edáficas; técnicas não convencionais para a conservação e recuperação de solos; técnicas para conservação e aproveitamento de água no semi-árido.

Métodos de diagnóstico para gestão e uso sustentável de solos tropicais: Capacidade de uso, aptidão agrícola da terra, planejamento conservacionista.

Qualidade do solo e sustentabilidade agrícola: Conceitos e definição; indicadores de qualidade: físicos, químicos e biológicos; estudo de caso.

Metodologias de pesquisa em manejo e conservação de          solo       e             água: Erosão; erosividade; plantas de cobertura do solo, perfil cultural; estudo de raízes.

Temas avançados: Geoestatística aplicada ao estudo da variabilidade espacial de solos; Dinâmica de água em solos tropicais; Sensoriamento remoto aplicado ao estudo de solos; Micromorfologia aplicada ao estudo de manejo e conservação de solos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página