Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Disciplina Química do Solo

Publicado: Quinta, 21 Abril 2011 14:42

Apresentação do programa da disciplina. Revisão de conceitos básicos. Propriedades nucleares e químicas dos átomos. Estequiometria. Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base em solução aquosa. Produto de solubilidade. Princípios de termodinâmica. Unidades do sistema internacional (SI).

Fase sólida mineral do solo: Propriedades e características dos principais minerais primários e secundários de interesse na química do solo. Mineralogia básica dos cristais e de outros componentes inorgânicos. Origem das cargas elétricas em solos, permanentes e dependentes de pH.

Fase sólida orgânica do solo: composição, estrutura e fracionamento da matéria orgânica. Grupos funcionais e cargas elétricas; substâncias orgânicas de baixo peso molecular no solo; substâncias húmicas; reações da matéria orgânica em solos com minerais e outras moléculas orgânicas. Reações de complexação com cátions metálicos; retenção de pesticidas e outros orgânicos por substâncias húmicas; matéria orgânica em sistemas de preparo do solo.

Fase líquida: composição da solução do solo; atividade química de íons; relações quantidade-intensidade; metais em solução; alumínio na solução do solo; colóides e substâncias orgânicas dissolvidas; especiação da solução (Minteqa); obtenção da solução do solo.

Processos químicos - Fenômenos de superfície: Diferenciar reações troca de íons, adsorção, precipitação, oxidação/redução; medida e utilização do potencial redox; diagramas Eh x pH. Solos alagados. Implicações ambientais. Modelos e isotermas de adsorção de íons; precipitação de superfície; sorção e dessorção de íons; ponto de carga zero; processos de trocas de íons (CTC e CTA); constantes de equilíbrio e de seletividade.

Reação do solo: Origem da acidez; acidez ativa e acidez potencial; capacidade tampão; solos alcalinos; correção do solo. - Solos salinos e sódicos: origem; caracterização e classificação; recuperação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página