Fechar
Página inicial A UFRB Conteúdo Datas, períodos e eventos

Datas, períodos e eventos

A primeira manifestação favorável à criação de uma universidade no Recôncavo ocorreu durante reunião realizada pelo Senado da Câmara de Santo Amaro, em 14 de junho de 1822. Durante o século XX, a Bahia alimentou o sonho de instituir uma universidade federal a partir da experiência da Escola de Agronomia, localizada no Recôncavo. Em diferentes momentos, diversos documentos foram encaminhados à Presidência da República, ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional. Um novo ciclo deste processo foi iniciado pelo Reitor da UFBA (2002-2010), Naomar Monteiro de Almeida Filho, que retomou adiscussão em reunião com a bancada de deputados federais e senadores baianos, na datade 7 de outubro de 2002.

Linha do Tempo

1º de novembro de 1859: o Imperial Instituto Bahiano de Agricultura (IIBA) foi criado peloImperador Dom Pedro II, no município de São Francisco do Conde na localidade de São Bento das Lages.

15 de Fevereiro de 1877: foi criada, associada ao IIBA, a Imperial Escola Agrícola da Bahia (IEAB).

1905: a IEAB é transformada no Instituto Agrícola da Bahia sob o controle do Governo doEstado da Bahia, onde passa a funcionar a partir de 1911 a Escola Média Teórica e Práticade Agricultura.

1920: a Escola associada ao IEAB volta a oferecer o curso de nível superior.

1931: a Escola Agrícola da Bahia é transferida para Salvador.

1943: a Escola Agrícola da Bahia é transferida para Cruz das Almas como nome de EscolaAgronômica da Bahia.

1968: a Escola de Agronômica passa a fazer parte da Universidade Federal da Bahia, com o nome de Escola de Agronomia da UFBA.

7 de outubro de 2002: o Reitor da UFBA, professor Naomar Monteiro de Almeida Filho,propõe a criação da Universidade Federal do Recôncavo, numa reunião com a bancada dedeputados federais e senadores baianos.

14 de março de 2003: O Conselho Universitário da UFBA participa em Cruz das Almas daposse do novo Diretor da AGRUFBA, Paulo Gabriel Soledade Nacif e, em ReuniãoExtraordinária, discute a proposta de desmembramento da AGRUFBA para constituição donúcleo inicial da UFRB, deliberando-se por autorizar o Magnífico Reitor a designar umacomissão para elaboração dos subsídios para criação e implantação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

28 de maio de 2003: Reunião da Comissão de Educação da Câmara Federal em Cruz das Almas.

9 de julho de 2003: Portaria nº 251 (UFBA / Gabinete do Reitor) do Magnífico Reitor daUFBA criando a Comissão elaboradora dos subsídios para criação e implementação daUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia, presidida pelo Vice-Reitor Francisco JoséGomes Mesquita.

Período de junho a outubro de 2003: Audiências Públicas nos municípios de Amargosa,Cachoeira, Castro Alves, Cruz das Almas, Maragogipe, Mutuípe, Nazaré das Farinhas,Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Terra Nova e Valença.

9 de setembro de 2003: Aprovação pela Congregação da Escola de Agronomia doDocumento Subsídios para Criação e Implementação da UFRB.

25 de setembro de 2003: Aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão doDocumento Subsídios para Criação e Implementação da UFRB.

29 de setembro de 2003: Aprovação pelo Conselho de Curadores do DocumentoSubsídios para Criação e Implementação da UFRB.

29 de setembro de 2003: Aprovação pelo Conselho Universitário Subsídios para Criaçãoe Implementação da UFRB.

17 de outubro de 2003: Entrega da proposta de Criação da UFRB ao Ministro do TrabalhoJacques Wagner que, em seguida, em audiência específica sobre o assunto, entrega odocumento ao Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.

21 de outubro de 2003: Em audiência pública no município de Amargosa, a proposta dacriação da UFRB é entregue ao Ministro Chefe a Controladoria Geral da República Waldir Pires.

6 de setembro de 2004: O Ministro da Cultura Gilberto Gil apresenta ao Ministro daEducação, Tarso Genro, um projeto de parceria para construção da campus da UFRB emCachoeira.

7 de fevereiro de 2005: O Magnífico Reitor da UFBA, Naomar Monteiro de Almeida Filho,

o Diretor da Escola de Agronomia da UFBA Paulo Gabriel Soledade Nacif e o Prefeito de Cruz das Almas, Orlando Pereira Peixoto Filho recepcionam 30 Prefeitos da região doRecôncavo e vizinhança para discussão e definição de ações visando a consolidação daConquista da UFRB.

Período de outubro de 2003 a março de 2005: Audiências com os Ministros da Educação Tarso Genro e Fernando Haddad. Contínua mobilização regional, com arealização de reuniões, seminários e audiências públicas em municípios do Recôncavo e Litoral Sul.

14 de março de 2005: A Escola de Agronomia amplia suas atividades de Ensino, Pesquisae Extensão com a criação de três novos cursos de graduação: Engenharia Florestal,Engenharia de Pesca e Zootecnia. O Ministro da Pesca e Aqüicultura José Fritsch ministraaula inaugural e recebe de lideranças regionais o pedido de apoio ao projeto da UFRB.

25 de março de 2005: O Presidente Luis Inácio Lula da Silva envia o Projeto Lei para o Congresso.

6 de julho de 2005: Aprovação do Projeto na Câmara dos Deputados Federais.

12 de julho de 2005: Aprovação de Projeto no Senado Federal.

29 de julho de 2005: O Presidente Luis Inácio Lula da Silva sanciona a Lei nº 11.151 que cria a UFRB.

Agosto de 2005: A Prefeitura Municipal de Maragogipe, preocupada em preparar seusjovens e adultos para os desafios da UFRB, cria, em convênio com o Centro de CiênciasAgrárias da UFBA, o “Curso Preparatório Quilombo Maragogipe”.

Dezembro de 2005: Liberação de Recursos do Governo Federal para Investimentos iniciais na UFRB.

27 de dezembro de 2005: Publicação do Decreto de Tutoria.

Dezembro de 2005 e fevereiro de 2006: Autorização de abertura de concurso paraservidores docentes, técnicos e administrativos.

18 de janeiro de 2006: O Magnífico Reitor da UFBA cria o Grupo de Trabalho da UFRB,que atua sob a Coordenação dos Professores Francisco José Gomes Mesquita(Coordenador Geral) e Paulo Gabriel Soledade Nacif (Coordenador Adjunto).

03 de julho de 2006: A nova universidade inicia suas atividades e o Professor Paulo Gabriel Soledade Nacif assume a Reitoria Pro Tempore da UFRB.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!