Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Guia de Sobrevivência do Calouro
Início do conteúdo da página

guia calouro

Bem-vindos e bem-vindas à UFRB! Você acaba de ingressar em uma universidade pública e gratuita. Para aproveitar ao máximo sua experiência, reunimos as informações que todos os calouros e calouras precisam saber para entender o que é a UFRB e aproveitar as oportunidades, serviços e atividades que a sua nova casa oferece.

Comprovante de Vacinação 

vacinaNeste semestre, o ingressante deverá apresentar a comprovação de vacinação contra a Covid-19. O comprovante será obrigatório em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade.

Para a comprovação, valem o cartão de vacinação e o certificado nacional de vacinação de Covid-19, disponível no Conecte SUS Cidadão.

O envio deve ser feito logo após a confirmação de matrícula, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Disque-Trote

vacinaSua recepção na Universidade não foi tão boa? Qualquer tipo de manifestação estudantil – dentro ou fora da UFRB – que envolva agressão física, moral ou outras formas de constrangimento deve ser denunciada. A UFRB disponibiliza o seguinte canal para atender esse tipo de ocorrência:

Ouvidoria

Atendimento telefônico: 75 3673-0568

Atendimento via e-mail: ouvidoria@reitoria.ufrb.edu.br

Uma coisa de cada vez

matriculaSIGAA, calendário acadêmico, atestado de matrícula... É novo na Universidade e está confuso com tantos dados novos? Informe-se sobre os primeiros passos para garantir sua vaga na Universidade e o principais procedimentos para quem vai estudar aqui.

REG

O REG é o Regulamento de Ensino de Graduação, onde constam os direitos e deveres dos estudantes de graduação, além das regras sobre as rotinas acadêmicas (trancamento, aproveitamento de estudo, matrícula, etc). 

Acesse e leia o REG.

Sobrevivendo na UFRB

matriculaA UFRB é uma universidade pública e gratuita, mas são muitos os gastos que envolvem estudar e se manter na Universidade. Conheça algumas oportunidades.

Permanência

Alunos com dificuldades socioeconômicas podem contar com auxílios do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) para moradia, transporte, alimentação, além de outros.

Os editais do PPQ são lançados periodicamente, geralmente no início dos semestres letivos, e todos os estudantes de graduação matriculados podem participar, desde que cumpram os requisitos necessários dos editais.

As informações sobre as bolsas e auxílios devem ser consultadas na Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE).

Informe-se

informeEstes são os meios de comunicação oficiais da UFRB para informar e facilitar a vida da comunidade universitária.

Portal da UFRB

O portal institucional (ufrb.edu.br) reúne informações sobre as atividades e o desempenho da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, assuntos estudantis e políticas afirmativas.

Acesse frequentemente: ufrb.edu.br.

 

Conecte-se

conecte

A UFRB oferta serviços de tecnologia da informação e acesso a internet em seus campi, além de ofertar suporte de informática, fique por dentro.

Acesso a internet via rede sem fio (Wi-Fi)

A UFRB disponibiliza acesso à internet via Wi-Fi em todos os campi. Para utilizar, o estudante deve buscar a rede Wi-Fi "UFRB", realizar a conexão e na sequência será aberto uma aba de login no navegador. O estudante deve digitar a sua matrícula precedida da letra “a” (Ex.: a201012345) e sua senha de acesso ao SIGAA.

Conheça a UFRB

conhecaA UFRB está espalhada em sete cidades no interior da Bahia, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão, em todas as áreas do conhecimento. Seu tamanho impressiona: são 7 Centros de Ensino, reunindo cerca de 13,5 mil estudantes, 992 professores, 699 técnicos administrativos e 300 funcionários terceirizados. Conheça os nossos campi.

Amargosa

cfp

Encontro do Sertão e do Recôncavo, a cidade surgiu e cresceu com o ciclo do café e também por ser um importante ponto na rota entre o semiárido e o litoral. O planejamento paisagístico é uma marca de Amargosa. Na cidade, está o Centro de Formação de Professores (CFP), que atende à necessidade de formação superior para os profissionais de educação da região.

Mais informações no site do CFP.

Cachoeira/São Félix

cfp

Cachoeira e São Félix estão entre as primeiras cidades surgidas no início da colonização do Brasil. No Quarteirão Leite Alves, em Cachoeira, está a sede do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). A cidade de São Félix abriga pavilhões de laboratórios e é sede da residência estudantil da universidade.

Mais informações no site do CAHL.

Cruz das Almas

cfp

Cruz das Almas apresenta grande diversidade em manifestações populares, sendo nacionalmente conhecida pela festa de São João. É a cidade-sede da Reitoria e abriga dois centros de ensino da UFRB: o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

Mais informações no site do CCAAB e no site do CETEC.

Feira de Santana

cfp

Feira de Santana é marcada por um comércio forte e um centro industrial pujante e em crescimento. Na cidade, está a sede do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). Sua criação amplia a formação de profissionais em ciência e tecnologia voltados para a gestão, planejamento, produção, transporte, armazenamento, consumo e desenvolvimento de fontes renováveis e de soluções tecnológicas em assuntos ligados a energia.

Mais informações no site do CETENS.

Santo Amaro

cfp

Fundada em 1557, Santo Amaro nasceu de um dos povoados mais antigos do Brasil e se desenvolveu em terraços do Rio Subaé. A cidade é sede do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT). O projeto do centro foi estruturado com vistas a uma formação de natureza interdisciplinar, com enfoque nas culturas humanística, artística e científica, articuladas a saberes concernentes aos referenciais locais.

Mais informações no site do CECULT.

Santo Antônio de Jesus

cfp

Santo Antônio de Jesus é um importante centro regional, localizado na porção sul do Recôncavo, tem a marca de estar voltada para o futuro. SAJ, como é conhecida, sedia o Centro de Ciências da Saúde (CCS). Sua criação harmoniza-se com o perfil da cidade, que se constitui como um importante centro de atendimento médico-hospitalar para toda a região do Recôncavo.

Mais informações no site do CCS.

Além da sala de aula

conecte

A formação universitária não ocorre apenas durante as aulas e provas. Na UFRB o estudante já começa a dar os primeiros passos rumo à carreira que deseja seguir, pode concorrer a oportunidades fora do país, conhecer empreendedores - e se tornar um! - e ajudar a comunidade do entorno a se desenvolver.

Intercâmbio

O intercâmbio pode ser uma abertura de horizontes, uma ponte para fazer novas amizades, conhecer novas culturas, estilos de vidas, rever valores, aprender sobre respeito mútuo entre as diferentes nações do mundo.

Os editais de intercâmbio para os estudantes de graduação podem ser consultados no site da Superinntendência de Assuntos Internacionais (SUPAI).

Apoio para todos os momentos

conecte

A UFRB se preocupa com a saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica e oferece ações e políticas de inclusão e acolhimento. 

Saúde Mental

O período em que você é universitário pode ser a promessa de um tempo de liberdade, novas amizades, crescimento e aprendizagem, com muitas possibilidades e expectativas. Nesse período de mudanças, nem sempre você está ciente da importância e veracidade de suas dúvidas e angústias. Pedir ajuda às vezes não é fácil.

Se você se vê perdido, enfrentando um conflito, tendo que resolver um problema com o qual não sabe lidar ou gostaria de falar com alguém em um lugar seguro, lembre-se que aqui na UFRB você não está sozinho e pode contar com nossas equipes para lhe ajudar nos momentos que necessitar.

Esta Universidade se propõe a ser acessível, inclusiva, solidária e acolhedora. Aqui existe uma série de núcleos de apoio, escuta e acolhimento, aptos a ouvir suas demandas e dispostos a ajudar caso a caso. Você pode contar conosco!

Conheça aqui alguns espaços onde você pode ser acolhido:

Fim do conteúdo da página