Fechar
Página inicial Notícias UFRB divulga editais de apoio à inclusão digital para aulas do Calendário Suplementar
Semestre 2020.3

UFRB divulga editais de apoio à inclusão digital para aulas do Calendário Suplementar

03/09/20 14:39 , 17/09/20 07:51 | 16418
imagem sem descrição.

Com a finalidade de possibilitar a participação dos estudantes nas atividades remotas ofertadas no Calendário Acadêmico Suplementar, semestre 2020.3, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), divulga o Edital de Apoio à Inclusão Digital: Conectividade e o Edital de Auxílio Emergencial de Inclusão Digital: Equipamentos e Manutenção.

O público-alvo são estudantes da graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica devidamente comprovada, que não possuam condições de conectividade adequadas e equipamentos necessários para o acesso à internet. As inscrições devem ser realizadas no período de 09 a 18 de setembro, com o preenchimento do Formulário de Inscrição e do Questionário Socioeconômico, disponibilizados no site da PROPAAE.

Apoio para acesso à internet

O Edital de Apoio à Inclusão Digital – Conectividade tem por objetivo apoiar o acesso à internet, por meio de fornecimento de pacote de dados móveis (chips). Serão ofertadas até 4.813 vagas, podendo este número ser ampliado de acordo com a demanda e disponibilidade de recurso complementar da Universidade.

O chip fornecido não possui franquia de voz ou SMS. Seu uso é exclusivo para dados, visando o acompanhamento e participação em atividades remotas promovidas pela instituição, devido à pandemia do novo Coronavírus. O pacote de dados móveis terá duração estimada de seis meses, podendo ser alterada ou prorrogada de acordo com o período de contratação da prestação de serviço com a RNP. O pacote de dados (chip) concedido ao estudante aprovado é pessoal, temporário e intransferível. Caso o estudante interrompa o curso, o pacote de dados móveis será automaticamente cancelado.

A ação, inserida no Projeto “Alunos Conectados” - RNP/MEC, é subsidiada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a quem cabe a aquisição dos chips.

Auxílio para aquisição e manutenção de equipamentos

O Edital de Auxílio Emergencial de Inclusão Digital: Equipamentos e Manutenção destina-se à concessão de auxílios, em parcela única, no valor de R$ 1.200,00 para complementação e apoio na aquisição, manutenção e melhorias de equipamentos computadores de informática, tais como computador de mesa, notebook, cromebook, tablet ou incremento e reposição/substituição destes aparelhos.

Com financiamento de recursos proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), serão ofertadas 625 vagas, a serem distribuídas entre os diferentes Centros de Ensino, proporcionalmente ao quantitativo de estudantes matriculados no semestre 2020.3. É vedada a participação nesta modalidade de auxílio de discentes com percentual de integralização do curso igual ou superior a 80% da carga horária. Também não será permitida por este edital a compra de smartphones ou similares. Os selecionados terão o prazo de 30 dias após recebimento do benefício para realizar a prestação de contas dos gastos. 

Estudantes inscritos no Edital de Apoio à Inclusão Digital – Conectividade podem concorrer ao Edital de Auxílio Emergencial de Inclusão Digital: Equipamentos e Manutenção. O resultado será divulgado no site ufrb.edu.br/propaae.

Confira os editais na íntegra:

Edital nº 003/2020 - Apoio à Inclusão Digital: Conectividade.

Edital nº 004/2020 - Auxílio Emergencial de Inclusão Digital: Equipamentos e Manutenção.

Inscrições:

Edital nº 003/2020 - Apoio à Inclusão Digital: Conectividade

Edital nº 004/2020 - Auxílio Emergencial de Inclusão Digital: Equipamentos e Manutenção

Na dúvida, fale conosco!