Fechar
Evento

Abertura do Ciclo internacional de webinários: Artes africanas - histórias, perspectivas e fluxos

18/09 18:00 20:00

Youtube - Online

Acessar Site do Evento

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove nesta sexta, dia 18, às 18h, a abertura do Ciclo internacional de webinários: Artes africanas - histórias, perspectivas e fluxos.

A abertura do evento será com a diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), professora doutora Dyane Brito.

A fala de Brito será sucedida pela palestra Cosmologia bantu: interações, tradução, ritmo, e força vital, com o músico, professor e pesquisador Tiganá Santana (UFBA).

Serão debatedores do tema Fabio Rodrigues Filho (UFMG; Áfricas nas Artes - UFRB) e Emi Koide (Áfricas nas Artes - UFRB)

Neste encontro virtual de abertura do Ciclo internacional de webinários: Artes africanas - histórias, perspectivas e fluxos, Tiganá Santana vai conversar sobre cosmologia bantu-congo a partir do pensador Bunseki Fu-Kiau para pensar sobre as artes, linguagens, traduções e força vital.

Neste ciclo de interações, haverá um diálogo com o pensador senegalês Léopold Sedar Senghor que considerava a arte africana como conhecimento e filosofia - cujo centralidade se encontra no ritmo como expressão da força vital. Como as artes e linguagens se relacionam com o ritmo e a vida na perspectiva bantu-congo? De que modo tal visada nos ajuda a construir outros modos de compreensão e epistemologias que ultrapassem os binarismos da modernidade colonial?

Perfis

Tiganá Santana é compositor, cantor, instrumentista, poeta, curador artístico e tradutor. Santana é professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuando no Bacharelado Interdisciplinar em Artes.

Possui Doutorado em Letras pelo Programa de Estudos da Tradução do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP) e é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros/USP.

Suas investigações voltam-se, principalmente, para as línguas, linguagens, artes e cosmologias africanas, com ênfase em culturas bantu, estabelecendo-se os cruzamentos entre tais chaves de pensamento, a encontrar-se com construções afrodiaspóricas, e aquelas provenientes de outras experiências culturais de existência não ocidentais e ocidentais.

Tiganá Santana possui pesquisas em torno de pensadores africanos como Bunseki Fu-Kiau, Zamenga B. e Sophie Oluwole, e foi o primeiro compositor da história fonográfica brasileira a apresentar, como compositor (e intérprete), um álbum musical com obras emlínguas africanas.

Fabio Rodrigues é mestrando em Comunicação na UFMG, graduou-se na mesma área na UFRB. Membro dos grupos de pesquisa Áfricas nas Artes (CAHL - UFRB) e Poéticas da Experiência (UFMG). Trabalha com cinema, atuando na crítica, programação, realização e pesquisa. 

Emi Koide (coordenação ) é professora e pesquisadora do curso de Artes Visuais e do Mestrado em História da África, Diáspora e Povos Indígenas (CAHL - UFRB). Tem se dedicado à pesquisa sobre história da arte da R. D. Congo e  do Senegal, bem como à arte contemporânea afro-brasileira.

A transmissão dos webinários ocorrerá no canal: 

https://www.youtube.com/c/ÁfricanasArtesUFRB

Programação em Facebook: https://www.facebook.com/gp.africasnasartes

Instagram: @africas.nas.artes

Evento publicado em: 17/09/2020

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!