Fechar
Evento

Ciclo Internacional de Webinários - Artes Africanas: histórias, perspectivas e fluxos Artes em Angola

28/09 14:00 16:00

YouTube - Online

Acessar Site do Evento

Dando continuidade ao Ciclo Internacional de webinários - Artes africanas: histórias, perspectivas e fluxos, no dia 28 de setembro, às 14h, será realizado o segundo encontro "Artes em Angola : Arte Cokwe, Museu do Dundo".  As artes Cokwe - considerando a complexidade que trazem, para além de uma compreensão de "arte" no contexto da história da arte ocidental - são expressão e presentificação de uma cosmologia, que integra plasticidade, performance em dança,  agência e eficácia sobre o mundo e a vida. As máscaras Cokwe, por sua vez, com constância fazem parte das grandes coleções de arte africana ao redor do mundo, migrando de contextos e sendo ressignificadas em múltiplos deslocamentos: das coleções etnográficas aos museus de arte moderna. O Museu do Dundo em Angola - que possui significativo acervo de arte Cokwe - foi construído durante o período colonial na região de exploração de diamantes. Como as máscaras e esculturas Cokwes são reinventadas e apropriadas em diferentes contextos históricos e locais? Como compreender as artes Cokwe em sua complexidade e nos diversos fluxos da história colonial e pós-colonial? Essas questões serão debatidos na live. As convidadas são:

Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua possui mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e é professora em Queen’s National Scholar em Artes e Cultura Visual da África e da Diáspora Africana na Queen’s University, Kingston, Canadá. É autora do livro Homens de Ferro. Os ferreiros na África central no século XIX (Alameda; Fapesp, 2011) e coautora do livro África em Artes (Museu Afro Brasil, 2015)Trabalhou no Museu Afro Brasil por dez anos (2004-2014) e atuou como pesquisadora em outras instituições, como o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) e o Museu de Arte de São Paulo (MASP). É professora colaboradora no programa de pós-graduação em História da Unicamp. 

Ana Clara Guerra Marques inicia os seus estudos em dança na Academia de Bailado de Luanda em 1970.  É Mestre em Performance Artística – Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Licenciada em Dança – Especialidade de Pedagogia, pela Escola Superior de Dança de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa.  Atuou durante 37 anos no Ministério da Cultura, nas  comissões instaladoras do Instituto Superior de Artes e dos Institutos Médios de Artes, integrou grupo de trabalho interministerial para a criação do Sub-sistema de Educação Artística em Angola e atuou como consultora. Neste período também foi Diretora da Escola Nacional de Dança.  Em 1991 funda a primeira companhia profissional angolana, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, atuando também como coreógrafa e bailarina.  É membro do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e membro individual do Conselho Internacional de Dança da UNESCO.  Pelo seu trabalho no campos das artes e cultura em Angola recebeu  o “Prémio Nacional de Cultura e Artes” (2006), o prémio “Identidade” da União Nacional dos Artistas e Compositores (1995), os Diplomas de Honra (2006) e de Mérito (2016) do Ministério da Cultura de Angola e o “Diploma de Honra – Pilar da Dança” da UNAC (2011).  É autora de diversos livros dentre os quais: “Para uma História da Dança em Angola – Entre a Escola e a Companhia: Um Percurso pedagógico” (2008),  Catálogo do Museu do Dundo (Org.), “Memória Viva da Cultura do Leste de Angola” (2012) e “Máscaras Cokwe: A linguagem coreográfica de Mwana Phwo e Cihongo” (2017). 

Evento publicado em: 28/09/2020

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!