Fechar
Evento

Ciclo de Encontros - Capacitação de docentes para receber estudantes com deficiência - Tenho um aluno Surdo, e agora?

19/04 14:00

Google Meet - Online

Acessar Site do Evento

nupi@prograd.ufrb.edu.br

Nos últimos anos, a UFRB tem visto um crescimento exponencial no número de estudantes com deficiência ou com transtornos do espectro autista em todos os seus centros. Atualmente, o Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI) tem registrado entre estudantes com deficiência ou com necessidades educativas específicas  um total de 110 estudantes na graduação, e esse número só tende a aumentar. Segundo o Coordenador do NUPI, professor Anderson Siqueira, esse número só tende a aumentar, por isso, inúmeras ações vêm sendo desenvolvidas a fim de garantir que a permanência desses estudantes aconteça, mas para além disso, que a cultura inclusiva atinja toda a comunidade acadêmica, e isso necessariamente perpassa pelo fazer docente.

Com o intuito de contribuir no processo de formação continuada dos docentes da UFRB e dos bolsistas apoiadores, o NUPI promoverá um ciclo de rodas de conversa que visa capacitá-los para o acolhimento de estudantes com deficiência e levá-los a pensar estratégias didáticas, metodológicas e avaliativas desses estudantes.

Para 2021.2 o NUPI organizou três momentos e convidou professores da UFRB reconhecidos pela vasta experiência na temática. É um momento de diálogo entre pares, e de saber como outros professores têm obtido sucesso em sua prática no processo de inclusão de nossos alunos.

O primeiro encontro será na segunda-feira, 11 de abril, a partir das 14 horas, conduzido pela professora Dra. Nelma Galvão (CETENS), ela abordará o tema “Tenho um aluno com Deficiência Visual, e agora?”, nesta oportunidade a conversa será sobre a acessibilidade para a pessoa com deficiência visual, a partir de questões concretas do cotidiano universitário, como por exemplo: O que é deficiência visual? Qual a diferença entre pessoa com cegueira e pessoa com baixa visão? Como deixar as informações textuais acessíveis? Como tornar acessíveis as imagens? Como colaborar para a independência na locomoção da pessoa com deficiência visual? Quais os desafios e possibilidades das atividades desenvolvidas no ambiente web? Quais os desafios e possibilidades no desenvolvimentos de atividades práticas (aula de campo, aula em laboratório, dentre outros).

O segundo encontro será na segunda-feira, 18 de abril, a partir das 14 horas, conduzido pela professora Dra. Silvana Gaino (CCS) que explanará sobre o tema: “Tenho um aluno com Transtornos do Espectro Autista (TEA), e agora?”, nesta oportunidade pretende-se iniciar o debate sobre como nos últimos anos, foi possível observar um aumento da visibilidade de pessoas adultas no espectro do autismo — muitas das quais diagnosticadas tardiamente. Este aumento se dá sob a influência de múltiplos fatores, incluindo avanços na compreensão do autismo por parte dos profissionais de saúde e demais áreas, o avanço das pautas do movimento da neurodiversidade, e a própria abordagem do assunto na mídia, colaborando para uma maior conscientização e busca individual de sujeitos adultos por profissionais sensíveis ao tema. Junto a este plural grupo de indivíduos que se deparam com um nome para suas dificuldades, chegam também a público sua vontade e reivindicação de inclusão no mundo acadêmico e no mundo do trabalho. Discutiremos também o aumento do movimento que visa a criação de espaços, como os Coletivos Autistas que inicialmente atuam, sob a perspectiva de garantir o acesso e a permanência de jovens e adultos no espectro autista no ensino superior, sendo este um processo longitudinal e latitudinal de humanização das relações e sistemas que emergem na academia voltado para uma ética da inclusão. E, da esperança e do desejo de que a UFRB possa, no seu devido tempo, aderir a esse movimento e estruturar a criação de um espaço dedicado a esses alunos e aos profissionais que os assistem e acompanham.

Por fim, o terceiro encontro acontecerá na terça-feira, 19 de abril, a partir das 14 horas, conduzido pela professora Ma. Emmanuelle Félix dos Santos que tratará sobre o tema: “TENHO UM ALUNO SURDO, E AGORA?” Nesse encontro, faremos uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo no ensino superior; discutiremos algumas singularidades linguísticas manifestadas por esses alunos no intuito de diminuir entraves na dinâmica da sala de aula e acessibilizar práticas pedagógicas mais inclusivas. Temos consciência que a educação de surdos no Brasil "deu um salto" após o reconhecimento da Libras. Contudo, ratificamos que o ensino aos educandos surdos não pode estar atrelado somente à aquisição de uma língua, caso contrário, os alunos ouvintes, falantes natos da língua portuguesa, não teriam dificuldades de aprendizagem. É preciso investir em práticas pedagógicas acessíveis e que privilegiem o campo visogestual. E o caminho dessa investidura é identificar as necessidades educacionais desses educandos, em outros termos, entender como os alunos surdos aprendem, como eles escrevem, se falam por meio da Libras, qual o papel do intérprete de Libras e como avaliar seus conhecimentos.

Nesse sentido, convidamos todas e todos que atuam com alunos surdos na UFRB a participarem dessa mesa de diálogo porque a construção de uma educação pública, de qualidade e inclusiva se faz com muitas mãos, experiência e conhecimento. Não perca essa oportunidade!

A atividade está registrada na Pró-Reitoria de Extensão e as inscrições podem ser feitas pela Plataforma da Proext.

Para mais informações entre em contato conosco pelo número (75) 99969-6146 (WhatsApp) e por e-mail nupi@prograd.ufrb.edu.br.

Coordenador: Prof. Anderson Siqueira e-mail: siqueira@ufrb.edu.br

Programação

Palestrante: Profa. Dra. Nelma Galvão (CETENS)

Tema:“Tenho um aluno com Deficiência Visual, e agora?”

Quando? Segunda-Feira, 11 de abril de 2022 às 14h

Inscrição: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795508

Palestrante: Profa. Dra. Silvana Gaino (CCS)

Tema: “Tenho um aluno com Transtornos do Espectro Autista (TEA), e agora?”

Quando? Segunda-Feira, 18 de abril de 2022 às 14h

Inscrição: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795527

Palestrante: Profa. Ma. Emmanuelle Félix dos Santos (CFP)

Tema: “Tenho um aluno Surdo, e agora?”

Quando? Terça-Feira, 19 de abril de 2022 às 14h

Inscrição: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795496

Evento publicado em: 08/04/2022

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!