Fechar
Evento

II Simpósio de Inclusão da Pessoa com Deficiência: de estudante a profissional, um direito adquirido

02/12 08:30 17:00

Auditório da Biblioteca de Cruz das Almas - Cruz das Almas

Acessar Site do Evento

nupi@prograd.edu.br

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a realização do “II Simpósio de Inclusão da Pessoa com Deficiência: De estudante a profissional, um direito adquirido”, a ser realizado no Auditório da Biblioteca do Campus Cruz das Almas, no próximo dia 2 de dezembro, a partir das 8h30min.

As inscrições estão abertas até às 14h do próximo dia 29 de novembro, pelo site: http://formulario.ufrb.edu.br/index.php/937275/lang-pt-BR

O evento é uma realização do Núcleo de Políticas de Inclusão, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e parceiros.

Leis

As pessoas com deficiência têm ocupado um protagonismo na historia recente do Brasil. A partir da Lei de Cotas (12.711/2012), alterada pela Lei 13.409/2016, as pessoas com deficiência conquistaram essa compensação legal para ingressar no ensino superior. 

Diante dessa realidade, as universidades federais brasileiras vivenciam um aumento número de matrículas na graduação. Na Bahia cerca de 8,6% das vagas são de pessoas com deficiência. Ainda assim, pelo cálculo aplicado pelo MEC, muitos cursos ainda não tiveram vagas destinadas a esse público.

Diante disso, uma resolução da UFRB, como marca de sua política inclusiva, estabelece que para além dessas vagas atingidas pela Lei, a UFRB destinará uma vaga em qualquer curso de graduação, independente se esse candidato estudou ou não em escola pública.

O Núcleo de Políticas de Inclusão, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação com apoio do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão de Estudos Surdos na Perspectiva Socioantropológica (FAROL) liderado pelo professor Anderson Siqueira, o Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, Tecnologias Urbanas e Experiência do Usuário (Grupo AuX), liderado pelo professor João Soares de Oliveira Neto e o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão e, Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA) , liderado pela professora Renata de Sousa Mota promovem, esse momento de encontro, reflexão e formação para e com as pessoas com deficiência e demais interessados.  

Programação

08h - Credenciamento
09h30min - Mesa de Abertura
10h - 1ª Mesa: Lei Brasileira de Inclusão: Direitos assegurados, lutas contínuas.
Mediadora: Professora Josineide Vieira Alves, Mestre em Educação Especial e Doutora em Educação (CCS/UFRB).
1º Palestra: Título: Os avanços nos Direitos das Pessoas com Deficiência à partir da LBI.  Advogado Fabricio Barros, Vice- Presidente da OAB - Subseção Cruz das Almas.
2ª Palestra: A educação inclusiva: Desafios e Possibilidades. Promotora de Justiça, Cintia Guanaes, do Grupo de Atuação Especial na Defesa da Educação do Ministério Público do Estado da Bahia.
12h - Intervalo para Almoço

13h30min - 2ª Mesa: Como estamos: Relatos de Experiências dos estudantes com deficiência da UFRB. Mediadora: Catia Brito dos Santos. Pessoa com Deficiência, fisioterapeuta, técnica administrativa na UFRB. Mestranda em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, lotada no CCS/UFRB.

Convidados: 

Ricardo Gomes Alves: Pessoa com Deficiência Física do Estudante especial no Bacharelado Interdisciplinar de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas do CECULT, Campus Santo Amaro.

Luciano Oliveira dos Santos: Pessoa com Deficiência Visual. Graduando no Curso Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade do CETENS, Campus Feira de Santana.

Raimunda dos Santos Batista: Pessoa com Deficiência Física - Tetraplégica. Graduanda do Bacharelado em Serviço Social do CAHL, Campus Cachoeira.

Daniel Pedro Santos Brito: Pessoa com Paralisia Cerebral. Graduando do Curso Bacharelado em Zootecnia do CCAAB, Campus Cruz das Almas.

Átila Magalhães dos Santos: Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Graduando do Curso Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas do CETEC, Campus Cruz das Almas.

Críssia Maria Magalhães Santos: Pessoa com Deficiência Física - Paraplegia. Graduanda do Curso Bacharelado em Medicina do CCS, Campus Santo Antônio de Jesus.

Yanna Almeida de Souza: Surda. Graduanda do Curso Licenciatura em Letras/LIBRAS do CFP, Campus Amargosa.

14h45min - Intervalo

15h15min - 3ª Mesa: A pessoa com deficiência no mercado de trabalho: possibilidades. Mediadora: Professora Viviane da Silva Santos, Mestra em Desenho, Cultura e Interatividade (CAHL-UFRB).

Convidados:

Advogado Ricardo Andrade Castellucci de Queiroz: Pessoa com Deficiência, tetraplégico.

Marcelo Moita dos Santos: Surdocego, Jornalista.

João Bosco Santa Rosa, Pessoa com Deficiência Visual, Técnico em Engenharia Eletrotécnica, Administrador. 

Professor Doutor Jesus Carlos Delgado Garcia, do CETENS-UFRB.

17h - Encerramento

Evento publicado em: 14/11/2019

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!