Fechar
Evento

Mulheres da Ponte: uma pesquisa-ação junto a mulheres do quilombo Engenho da Ponte

06/12 15:00

Museu do Recolhimento dos Humildes - Santo Amaro

“Mulheres da Ponte” é uma exposição que reúne alguns dos resultados parciais da pesquisa-ação intitulada “Com a palavra, mulheres quilombolas”, coordenada pelas pesquisadoras Ana Urpia e Kelly Barros, professoras do Cecult/UFRB, em parceria com a Articulação de Mulheres do Quilombo Engenho da Ponte. A exposição será abrigada pelo Museu do Recolhimento dos Humildes nesta sexta-feira, 06/12/2019, das 15h às 17h.

O projeto busca construir visibilidade para as particularidades da vida de mulheres quilombolas do Recôncavo da Bahia, para seus desafios, suas formas de resistência, para sua cultura, bem como aponta para a ausência de políticas que atuem na garantia de seus direitos fundamentais. Através dessa exposição, em que compartilhamos com as mulheres da Articulação e a comunidade do Cecult, os resultados parciais da pesquisa, juntamo-nos a todas as mulheres negras quilombolas do Recôncavo que nesse momento dramático repudiam o ato de violência que retirou a vida da jovem Elitânia de Souza da Hora, mulher quilombola e estudante da UFRB, nos posicionando contra todas as formas de exclusão, violência e morte de mulheres negras.

O evento envolverá: apresentação do grupo de Samba de Esmola da Comunidade do Engenho da Ponte; exposição fotográfica “Dulce, mãos de lama”, de autoria de Beatriz da Silva; roda de mulheres da Articulação de Mulheres do Quilombo Engenho da Ponte; exposição de documentário com Evandro Freitas, Wenna Magna, Jaynne Rodrigues e Rayanne Reis; exposição de fotos de mulheres quilombolas participantes do projeto; apresentação do site da Articulação de Mulheres elaborado por Wenna Magna, Jaciene de Araújo e Luiz Bassalo no contexto do projeto de extensão parceiro: Laboratório de Codificação Criativa, coordenado pelo professor Toni Oliveira; e alguns dos resultados do trabalho realizado com as crianças da comunidade no campo das línguas, apresentados por Kelly Barros, Jeane Leal, Liziane Souza e Rafaela Reis. O evento contará ainda com a participação do grupo Colé Caê, presenteando as mulheres da comunidade com canções de autoria de compositores/as santamarenses, sob a coordenação do professor Armando Castro. Tudo isso com a colaboração especial de Layno Pedra e da turma de produção musical do professor Jorge Lampa na produção do evento.

Evento publicado em: 03/12/2019

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!