Fechar
Evento

I Seminário Lusófono sobre Mineração, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

13/10 a 15/10

TV UFRB - Online

Acessar Site do Evento

reboucas.marcela@gmail.com

Os frequentes soterramentos, a degradação de saúde pública, os reassentamentos conflituosos, a crescente degradação das terras, a poluição dos corpos hídricos resultante da exploração minerária na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, as recentes tragédias de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, no Brasil, trouxeram à tona o debate sobre o papel da atividade de mineração no Planeta.

Pelos impactos destes episódios, atualmente, busca-se delinear os caminhos ideais que os países devem adotar para conciliar o desenvolvimento do setor e a sustentabilidade ambiental. O ramo de negócios da mineração agrega um conjunto de atividades nos diferentes ciclos de vida  em relação ao risco de violação aos direitos humanos.

Ações voltadas para o desenvolvimento econômico e social podem facilmente favorecer determinados atores e lesar o direito de outros. Por isso, é crucial que as corporações respeitem e apoiem os direitos humanos nos contextos em que elas atuam e que os Estados cumpram o dever de garantir a observância desses direitos indistintamente.

O consenso existente no mundo dos negócios, hoje, é que o desrespeito aos direitos humanos tem altos custos reputacionais e financeiros para as corporações. Acredita-se que a partir da consolidação de fóruns e espaços de debate realizados, por diferentes áreas do conhecimento, em conjunto com as pessoas que vivenciam os impactos, é possível desenvolver soluções exequíveis para os desafios e os problemas complexos colocados pelas atividades minerárias.

Nesta perspectiva, a Universidade Púnguè e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promovem, nos dias 13, 14 e 15 de Outubro 2021, o I Seminário Lusófono sobre “Mineração: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

Evento publicado em: 17/05/2021

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!