Fechar
Evento

Série Entrenotas: Sobre o "Gosto do Exótico" e a Globalização das Músicas Brasileiras

02/12 10:00

Online

Acessar Site do Evento

A Série Entrenotas, em sua sétima edição, receberá a prof. Dra. Lúcia Campos - docente na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Etnomusicóloga, cientista social, percussionista e educadora, formada em Música e Letras pela UFMG, Lúcia Campos fez mestrado na mesma instituição sobre as escolas de Hermeto Pascoal no choro, no forró e nas bandas de pífanos; em seguida, fez mestrado em Antropologia, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), sobre a circulação do músico Siba Veloso e seu grupo Fuloresta, formado por mestres do maracatu de baque solto, em festivais europeus. Fez o doutorado na mesma instituição sobre as relações e fricções entre os mundos da "cultura popular" em Pernambuco e os festivais de "world music" na Europa. Foi residente pós-doutoral na Escola de Música da UFMG de 2017 a 2020, com pesquisa sobre os processos de aprendizagem musical e patrimonialização das folias de reis em Minas Gerais.

Na conferência que integra a sétima edição do projeto, a investigadora apresenta alguns resultados de pesquisa etnográfica empreendida em festivais, circuitos e feiras de "world music" entre o Brasil e a Europa nos anos de 2008 a 2013, com foco em trajetórias de grupos de "cultura popular", de modo a compreender as redes, escutas, tensões e negociações entre mundos musicais.

A realição do evento é do Núcleo de Estudos em Música e Trabalho e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A mediação ficará por conta do professor Rodrigo Heringer (UFRB).

Evento publicado em: 01/12/2020

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!