Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Evento

Festival de Artes Visuais Desver Devires

18/02 a 27/03

Festival de Artes Visuais Desver Devires - Online

Acessar Site do Evento

De 18 de fevereiro a 27 de março, o Festival de Artes Visuais Desver Devires traz ao público mais de 50 artistas do Recôncavo Baiano, entre egressos, estudantes e professores de Artes Visuais da UFRB-Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O carro-chefe do Festival é sua Mostra de Artes Visuais que acontece na galeria virtual ArtSteps com abertura programada para 18 de fevereiro, às 20h. Dividida em quatro eixos temáticos, a Mostra apresenta produções em diferentes suportes, como a fotografia, a videoarte, a escultura, a gravura e a performance. Organizado pela produtora cultural Marcela da Costa, Desver Devires é um Festival totalmente on-line gratuito, sem a necessidade de inscrições. Mais informações no site https://www.desverdevires.art e nas redes sociais do projeto.

O Festival comemora uma década do Curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB), completados em 2020. O curso cumpre um papel de extrema relevância na formação e na pesquisa em arte, além de contribuir para o fortalecimento da arte contemporânea brasileira.

A abertura oficial do Festival acontecerá no dia 18 de fevereiro, às 20 horas no site www.desverdevires.art (a página só estará disponível ao público a partir da noite de estreia). Na programação, uma fala dos curadores da exposição, os professores e artistas Antonio Carlos Portela e Ayrson Heráclito, ambos integrantes do corpo docente do (CAHL/UFRB) e, em seguida a realização da live performance Re(in)clusão, da artista Vaneza Melo, com a participação do artista visual Zimaldo Bactéria. Após a performance o público será convidado a percorrer as salas dos quatro eixos temáticos: Eixo Corpos, Pertencimentos; Eixo Paisagens, Cosmovisões; Eixo Riscos, Subjetivações; e Eixo Gravadores de Memórias. Para os curadores, a divisão em eixos opera no sentido de abordar uma diversidade de temas que engendram importantes debates contemporâneos.

A curadoria destaca a relação complementar entre diferentes expressões, dentro dos próprios eixos, através de analogias e contrastes de discursos, assim como a polifonia de diferentes linguagens e suportes artísticos que versam sobre as ideias chaves que são explicitadas na nomeação de cada eixo. Um catálogo (em formato de e-book) contempla imagens das obras, informações técnicas, textos de curadoria e outros conteúdos sobre o Festival Desver Devires.

A programação contará com dois Webinários e cinco Conversas com Artistas. Os Webinários serão conduzidos pelos especialistas, Lucimar Bello Frange (Pós-Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP) e Raphael Fonseca (Doutor em Crítica e História da Arte pela UERJ), que abordarão temáticas sobre formação, mediação e curadoria em exposições virtuais. Convidados a explorar percepções sobre processos artísticos e produção, vinte artistas participarão dos bate-papos, ao vivo, sob a mediação de Eduarda Gama, artista visual e participante da mostra, todos os sábados, entre 20 de fevereiro a 20 de março, sempre às 16 horas. Os participantes dessas atividades educativas - Webinários e as conversas com artistas receberão certificado, mediante registro em cada evento. O lançamento do catálogo encerrará as atividades do projeto no dia 27 de março.

Para Marcela da Costa, organizadora do Festival, “Nosso desejo é possibilitar ao público/participante a refletir criticamente sobre as artes visuais produzidas na Bahia, além de atualizar e capacitar a profissionalização de jovens artistas e difundir conhecimentos sobre os peculiares processos criativos,” pondera.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Serviço:

O quê: Festival de Artes Visuais Desver Devires

Quando: 18 de fevereiro a 27 de março
Onde: www.desverdevires.art | Instagram - @desverdevires | Facebook - Desver Devires
 

PROGRAMAÇÃO


18/02 - Quinta às 20 horas

Lançamento oficial do Festival e abertura da exposição virtual com a Produtora Marcela da Costa e os Curadores Antonio Carlos Portela e Ayrson Heráclito.
Live Performance Re(in)clusão com Vaneza Melo e participação de Zimaldo Bactéria.

20/02 - Sábado às 16 horas
Conversas com artistas
Mediação: Eduarda Gama.
Convidados: Adriano Machado, Luz X, Patrick Bastos e Yasmin Nogueira.

24/02 - Quarta-feira às 20 horas
Webinário - Exposições virtuais: desafios para a mediação na formação artística.
Mediação: Antonio Carlos Portela e Ayrson Heráclito.
Especialista convidada: Lucimar Bello Frange.

27/02 - Sábado às 16 horas
Conversas com artistas
Mediação: Eduarda Gama.
Convidados: Carmen Roberta, Edelsio Lima, Henrique Braga e Taynara Bitencourt.

06/03 - Sábado às 16 horas
Conversas com artistas
Mediação: Eduarda Gama.
Convidados: Bactéria, Kelvin Marinho, Maria Struduth e Nerize Portela.

13/03 - Sábado às 16 horas
Conversas com artistas
Mediação: Eduarda Gama.
Convidados: Benício Lira, Diogo Navarro, Silvia Leme e Vaneza Melo.

20/03 - Sábado às 16 horas
Conversas com artistas
Mediação: Eduarda Gama.
Convidados: Ariel Duarte, Leila Carvalho, Léo Fernandes e Marianna Viana.

24/03 - Quarta-feira às 20 horas
Webinário - Curadoria no universo digital: isolamento social e visibilidade da arte.
Mediação: Antonio Carlos Portela e Ayrson Heráclito.
Especialista convidado: Raphael Fonseca.

27/03 - Sábado às 20 horas
Lançamento do e-catálogo e encerramento do Festival.

Evento publicado em: 18/02/2021

Fim do conteúdo da página