Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Evento

Lançamento do livro "Cativeiro: Antinegritude e Ancestralidade", do professor Osmundo Pinho

11/06 19:00

YouTube Editora Segundo Selo - Online

Acessar Site do Evento

osmundopinho@uol.com.br

O professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Osmundo Pinho lança o livro "Cativeiro: Antinegritude e Ancestralidade", em solenidade marcada para as 19h, desta sexta-feira, dia 11, de forma virtual, no Canal do You Tube da Editora Segundo Selo.

“Cativeiro: Antinegritude e Ancestralidade" busca responder à pergunta: o que significa a negritude em um mundo anti-negro? Pretende fazer isso em diálogo com alguns contextos etnográficos e objetos de cultura, incluindo obras de arte, e mobilizando duas tradições críticas da diáspora africana, o pensamento afro-brasileiro da ancestralidade e o afropessimismo norte-americano.

Dessa forma, o pagode baiano, a tipologia racial de Albert Eckhout e as “Mãos de Epô” de Ayrson Heráclito, narrativas autobiográficas escravas, a mostra “O Corpo e A Luta” de audiovisual negro no CachoeiraDoc, a economia política da escravidão, as performances do Mardi Gras Indians e do Nego Fugido na cena da objeção, e outros temas, são discutidos tendo em mente essa conversação."

Evento publicado em: 10/06/2021

Fim do conteúdo da página