Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Evento

Feira da Sustentabilidade Quilombola

27/11

Quilombo Santo Antonio e Vidal - São Félix

cairesramos@ufrb.edu.br

A realização da "Feira da Sustentabilidade Quilombola", acontecerá no próximo dia 27 de novembro, na sede da Associação Comunitária Quilombo Santo Antônio e Vidal, em São Félix, de 9h até às 18h, em comemoração ao mês da Consciência Negra.

Com a colaboração de professores e pesquisadores da UFRB, o evento pretende abordar as seguintes temáticas: 1. Organização associativa em terras quilombolas; 2. Histórico quilombola de sustentabilidade; 3. Responsabilidade, segurança alimentar e agricultura familiar; 4. A agricultura tradicional e agroecologia, 5.História e cultura afro na diáspora; 6.Racismo religioso; e 7. Plantas medicamentosas, ancestralidade, agrotóxicos e preservação da natureza.

Além desses debates, o evento deve apresentar atividades lúdicas, arte, cultura e comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanato.

Histórico

A Educação no Campo, conquistou espaço em debates coletivos, uma ferramenta de formação e envolvimento, para descortinar uma visão crítica do cenário político social brasileiro.

E deste contexto, emergem a necessidade de participação ativa das comunidades quilombolas, com os jovens, mulheres e idosos quilombolas, por entender que indivíduos que agem coletivamente, e participam nas tomadas de decisões, conquistam autonomia, reivindicam direitos, estando politicamente organizados, assim como também, na obtenção de políticas públicas.

Foi a partir de ambientes formativos, com ações de enfrentamento ao racismo, que nasce o Dia da Consciência Negra Santo Antônio e Vidal, por compreendermos a simbologia do novembro negro, valorização do legado ancestral, e por termos, conquistado reconhecimento da Fundação Palmares, no mesmo mês em que reverenciamos Zumbi dos Palmares, uma liderança, que ao lado de sua companheira Dandara, lutaram por liberdade da população negra.

Este evento, vem sendo realizado ao longo de sete anos. Como prova de resistência, para um povo consciente e resiliente. É deste contexto, que nasce o projeto, Feira da Sustentabilidade Quilombola, uma culminância também para o resultado de uma outra conquista, o edital QUILOMBOLA DA FUNDAÇÃO BAOBA, VIDAS, DIREITOS E JUSTIÇA, que vem contribuído para o desenvolvimento Social, a colheita saudável e a segurança alimentar, associados a sustentabilidade quilombola.

Esse contexto nos possibilita realizar um evento com troca de saberes, narrativas envolvendo agroecologia, momento cultural, comercialização com geração de renda dentro do quilombo a partir de uma diversificação da produção agrícola, comercialização direta de produtos da agricultura familiar, resgate da cultura-culinária identitária e o estímulo a prática de agricultura natural e orgânica, a partir de debates.

Evento publicado em: 07/11/2022

Fim do conteúdo da página