Fechar
Evento

Oficina "Escrevivência e autoficção: experimentos com arte-terapia"

28/05 14:00

Casa do Duca - Amargosa

alessandragomes@ufrb.edu.br

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP) e da Casa do Duca, promove a Oficina Teórico-Prática Escrevivência e auto-ficção, no próximo domingo, a partir das 14h, na Casa do Duca, centro de Amargosa.

A oficina abordará a escrita criativa como forma de arte-terapia, praticando o relato de si com a intenção de se distanciar da perspectiva nos momentos de crise, isto é, para que cada um consiga, depois de escrever, se analisar de forma mais racional e menos emocional.

Metodologia

Segundo os organizadores, inicialmente conversaremos sobre o que cada um pensa sobre a função da arte e da escrita. De forma sucinta revisitaremos as discussões sobre Mimesis, discutida por Platão, a Catarse e a Função da arte, por Aristóteles. Também de forma sucinta falaremos sobre o nascimento da escrita e como ela mudou de função desde que foi criada até os dias atuais.

Será abordado os conceitos de Escrevivência, de Conceição Evaristo, e de Auto-ficção discutido por diversos autores, trazendo obras tais como A Metamorfose e o Processo, de Franz Kafka como exemplos, com a proposta de que cada pessoa escreva dois textos no formato que preferir.

O primeiro texto será escrito como um desabafo sobre um momento traumático. Ninguém além da pessoa que escreveu terá acesso a esse texto. Após o primeiro texto ser escrito, cada um refletirá sobre o que escreveu e fará uma auto análise.

O segundo texto será inspirado no primeiro e todos serão lidos coletivamente. Nele cada um colherá elementos, características e circunstâncias que foram abordados no primeiro texto com a intenção de transformar a si mesmo em um personagem literário/teatral elevado ao drama artístico. A oficina terá dois momentos. O primeiro de escrita criativa e o segundo de teatro e expressão corporal. Serão utilizadas metodologias, técnicas de teatro e expressão corporal, as mesmas que serviram de base para os laboratórios de pesquisa da personagem da performance “Androgina”, apresentada na noite anterior.

Evento publicado em: 23/05/2023

Dinheiro real e bônus para jogar como aviator estão aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!