Fechar
Evento

IV Congresso Internacional / VI Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação / Seminário 10 Anos do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB

28/11 a 01/12

Centro de Formação de Professores (CFP) - Amargosa

Acessar Site do Evento

congressomsociais.educacao@gmail.com

O “IV Congresso Internacional / VI Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação / Seminário 10 Anos do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB”, será realizado no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa, no período de 28 de novembro a 01 de dezembro de 2023, abordando o tema “Movimentos Sociais, Resistência e Emancipação”, dando continuidade as edições anteriores realizadas na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2012, 2014, 2016 e 2018, ambas presenciais) e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2021, virtual), ampliando assim o número de instituições baianas que sediam o evento e diversificando geograficamente a sua oferta.

A edição atual configura-se como uma ação inserida no âmbito da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade & Movimentos Sociais (Rede PECC-MS), organização criada em 2021, que envolve as seguintes Universidades: UNEB (proponente), UESB, UESC, UFRB, UECE, UFCG, Universidade Autônoma Metropolitana – Iztapalapa (UAMI/México) e a Universidade Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia).

A edição atual do evento aqui proposto será coordenada, conjuntamente, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) do CFP/UFRB, campus Amargosa e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB (PPGEd/UESB), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas (CEPECH) do Departamento de Ciências da Educação da UESC, com a colaboração de outras Instituições de Ensino Superior, notadamente membros da Rede PECC-MS. Mais especificamente, o Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UESB e o Grupo de Pesquisa Observatório da Educação do Campo do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá-Bahia (Observale) do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) da UFRB lideram a organização da edição presente, em parceria com a Rede PECC-MS.

Será um evento na modalidade híbrida/semipresencial, com toda programação transmitida pela TV UFRB.

A estrutura do evento traz uma organização semelhante à edição anterior (2021), porém agrega o Seminário 10 Anos do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB, por se tratar de uma data especial para este que é o único programa de pós-graduação com essa especificidade no país, e que possui uma grande importância para os Movimentos Sociais e para formação, a nível de pós-graduação, dos povos do campo.
A estrutura do Congresso além das tradicionais conferências (2), das mesas “redondas” (9), sessões de comunicações orais – apresentação de trabalhos (2), sessão de exposição de posteres (1), sessão de relatos de experiências realizadas pelos movimentos sociais (1), inclui 9 rodas de conversas e congrega um Seminário. Agrega ainda 3 apresentações culturais, 5 místicas, 1 sessão de lançamento de livros e 2 reuniões de trabalho, a saber: reunião da Rede PECC-MS e diálogos sobre a produção do conhecimento e internacionalização da pesquisa em movimentos sociais e educação.
A temática central do evento desdobra-se em treze (13) eixos, a saber: 1. Educação de Jovens e Adultos; 2. Juventudes: desafios e perspectivas; 3. Desenvolvimento Regional, Agroecologia, Sustentabilidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; 4. Gênero, Gerações e Corpo na Contemporaneidade; 5. Educação em espaços não escolares; 6. A Educação das Relações Étnico-raciais; 7. Tecnologias nos Espaços Educativos: políticas e práticas; 8. Comunidades e povos Tradicionais: Territorialidade e educação; 9. Movimentos Sociais, Associativismo e Sindicalismo Docente; 10. Movimentos de luta pela terra e Educação do Campo; 11. Inclusão Social e Educação; 12. Movimentos Sociais, Educação e Pedagogias Críticas na América Latina: sujeitos e experiências; 13. Educação Infantil e Infâncias no/do Campo. Este último, inserido nesta edição, busca discutir a produção do conhecimento no campo das infâncias e educação infantil no/do campo.
A programação do evento busca contar com a participação de pesquisadores renomados, no âmbito nacional e internacional, nos eixos temáticos e no grande tema geral – Movimentos Sociais, Resistência e Emancipação; bem como buscou contar com a participação dos movimentos sociais, professores do ensino superior e da educação básica, estudantes da graduação e da pós-graduação, que vivenciarão o evento de diferentes formas: ouvintes, palestrantes, expositores e organizadores.

A programação inicial, a ser incrementada com a aprovação dos trabalhos submetidos, conta, de pronto, com a participarão de pesquisadores de seis países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela. Conta ainda com pesquisadores vinculados a 10 instituições federais de educação superior (UFRB, UESB, UESC, UNEB, UNIVASF, UFGC, UFPB, UFPA, UFPG, IFBA), duas associações (Anped e CLACSO) e pessoas ligadas a diferentes movimentos sociais e escolas de educação básica.

Evento publicado em: 21/08/2023

Dinheiro real e bônus para jogar como aviator estão aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!