Fechar
Página inicial Notícias PRPPG divulga os procedimentos que resultaram na seleção dos bolsistas PIBIC UFRB

PRPPG divulga os procedimentos que resultaram na seleção dos bolsistas PIBIC UFRB

18/06/07 12:31 , 13/01/16 15:25 | 2660
Conheça todas as etapas.
A estrutura do Programa PIBIC da UFRB, envolve a construção de vários Comitês, incluindo um externo à instituição, e é acompanhado de perto pelas Agências de Fomento em todo o processo (construção do Edital, divulgação, seleção e contratação do bolsista).  

 A Coordenação do PIBIC da UFRB convidou os membros do Comitê Interno do PIBIC e docentes representantes dos Centros que compõe a UFRB para discutir e formatar, democraticamente, um Barema de Avaliação que atendesse às prerrogativas das Agências que financiam as bolsas e à diversidade das áreas do conhecimento dos diferentes Centros, sempre valorizando os quesitos de mérito acadêmico.

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós Graduação, Carlos Alfredo, a participação de representantes dos Centros no processo permite um olhar multidisciplinar, que possibilitará eventuais ajustes no Programa,  atendendo aos diferentes perfis das áreas do conhecimento.  Na avaliação das propostas submetidas, diversos professores participaram, contribuindo com a Coordenação. Vale ressaltar que cada proposta foi avaliada por dois docentes participantes dos Comitês Institucional, Local e/ou Assessor.

No final da avaliação dos processos submetidos ao Edital do PIBIC 2007, ficou acordado com a Coordenação que todos os docentes que submeteram propostas e que não foram contemplados receberiam uma carta informativa, indicando o(s) motivo(s) pelo(s) qual(is) não foram contemplados.

Essa carta será enviada aos docentes após o retorno da Prof. Simone Alves Silva, que está de licença. As notas do currículo do docente orientador, do projeto e do histórico escolar do aluno foram utilizadas no processo de seleção.

Do total de 23 propostas para a modalidade PIBIC Júnior, 15 bolsistas foram contemplados. Para o PIBIC foram 126 solicitações, sendo 65 contemplados. As principais causas de indeferimento das propostas foi devido a baixa pontuação obtida no currículo do docente e no projeto, a falta de documentação e o número elevado de reprovações do discente. O percentual de docentes que foram contemplados com bolsas por Centro foi de 84,4% no CCAAB, 75% no CAHL, 71,4% no CETEC, 25% no CFP e  20% no CCS.

Em números absolutos, docentes proponentes/docentes contemplados, foram 45/38 CCAAB, 8/6 CHAL, 7/5 CETEC, 5/1 CCS e 4/1 CFP. Um total de 74% dos docentes que submeteram propostas foram totalmente ou parcialmente contemplados.

Carlos Alfredo ressalta ainda que é natural que o número de pedidos fosse maior no CCAAB, uma vez que vários docentes já vêm participando do projeto PIBIC nos últimos anos, é o Centro com maior número de Grupos de Pesquisa, com docentes envolvidos em Programas de Pós-Graduação e com tradição em pesquisa. Entretanto, ele considera muito satisfatório o desempenho do CAHL e CETEC e atenta para a necessidade de mais ações das Coordenadorias de Iniciação Científica e Tecnológica e de Pesquisa da PRPPG no CCS e no CFP, para aumentar a demanda e incentivar a produtividade docente.
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!