Fechar
Página inicial Notícias O curso de Florações de Algas Nocivas capacitou técnicos para situações emergenciais na BTS

O curso de Florações de Algas Nocivas capacitou técnicos para situações emergenciais na BTS

06/07/07 09:54 , 13/01/16 15:25 | 4625

foto1

foto2O curso, realizado de 10 a 13 de julho, foi ministrado pelos Professores  Luis Proença e Mariângela Menezes, referências no Brasil, na área de identificação  e  análise de fenômenos de floração de algas nocivas.  O curso foi uma iniciativa da UFRB, em decorrência do fenômeno da maré vermelha na BTS, Baía de Todos os Santos, no início de março.

 


O curso também tem como objetivo dar continuidade aos estudos na região e capacitar pessoas para auxiliarem na tomada de decisões em caso de ocorrência de futuros eventos. Para Professora Mariângela, o curso possibilitou professores, estudantes e técnicos, maior capacitação na  tomada de decisões em situações de maré vermelha, que sempre causam certo pânico na população. Os multiplicadores saberão agir nas diversas etapas de coleta de algas, no envio de material coletado para análise e na orientação à população. 

Nos três últimos dias do curso, os técnicos que estão atuando na Baía de Todos os Santos realizaram diversas atividades em campo: treinamento para identificação das principais espécies encontradas na BTS; procedimentos para análises de ficotoxinas: bioensaios; análise de dados e discussão para soma de esforços para ações efetivas na BTS.
O curso foi organizado pelo Colegiado do Curso de Engenharia de Pesca

Saiba mais sobre os professores convidados:

1- Prof. Luis Proença

Possui graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1985), mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade  Federal do Rio Grande (1990) e doutorado em Ph D Oceanografia – University of Southampton (1994). Atualmente é professor assistente da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de Graduação em Oceanografia e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, sendo coordenador do Lab. de Estudos sobre algas nocivas. Presidente da Sociedade Brasileira de Ficologia e representante junto ao COI/UNESCO no programa Algas Nocivas. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: algas nocivas, ficotoxinas, fitoplâncton, aquacultura e dinoflagelados.

2- Profa. Mariângela Menezes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado pela University of Copenhague (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Ficologia, Membro do Conselho Consultivo da Sociedad Ficologica de America Latina y Caribe. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, algas flageladas, flora, biogeografia, microalgas continentais, lagoas costeiras.

Evento
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!