Fechar
Página inicial Notícias Professor da UFRB é colaborador em mais um livro da EMBRAPA

Professor da UFRB é colaborador em mais um livro da EMBRAPA

29/07/07 16:07 , 13/01/16 15:26 | 2155

O Professor Paulo Cezar Lemos de Carvalho, do CCAAB, é um dos autores do livro "500 perguntas/500 respostas sobre a cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz)".

O livro é mais uma iniciativa da EMBRAPA em aproximar o agricultor e profissionais das áreas correlatas interessados nos resultados de pesquisa daquela  empresa. Escrito por 10 pesquisadores do CNPMF (Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura), um pesquisador da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA) e pelo professor da UFRB (ex- pesquisador  do CNPMF/EMBRAPA), o livro é estruturado em 17 capítulos  com perguntas  que foram coletadas durante a realização de feiras agropecuárias, seminários, dias de campo e palestras, e por meio de cartas enviadas ao serviço de atendimento ao cidadão (SAC) do CNPMF. As perguntas foram elaboradas por produtores rurais, estudantes, técnicos e profissionais. 

O primeiro capítulo foi escrito pelo professor Paulo Cezar, e trata da classificação botânica da  mandioca, relações com seus parentes silvestres mais próximos, centro de diversidade e  distribuição da espécie em todo o planeta. Ele ressalta a importância das outras espécies de Manihot como reserva estratégica de gens com potencial para resolver problemas fisiológicos e de pragas e patógenos que possam atacar a cultura da mandioca em todas as áreas onde a mesma se encontra distribuída. Além da taxonomia é abordado neste capítulo também os aspectos referentes à morfologia da planta, com ênfase para a flor, cujo sistema  reprodutivo constitui a base para a considerável diversidade na espécie com inúmeras cultivares utilizadas pelos agricultores nas mais diversificadas regiões onde a mesma está sob cultivo.

O livro pode ser adquirido na EMBRAPA.  

 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!