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As caravanas da UFRB finalizaram suas missões

14/08/07 05:52 , 13/01/16 15:26 | 6936
  Depois de percorreram mais de 11 mil quilômetros dentro do estado da Bahia e 30 municípios, distribuídos em rotas diversas, oito professores da UFRB ficaram entusiasmados com os resultados do projeto de divulgação do vestibular, no qual se engajaram.
Eles se dividiram em quatro caravanas. Munidos com cartazes e folders, os professores visitaram escolas públicas e particulares que trabalham com ensino médio, cursinhos pré-vestibulares, escolas e cursos técnicos. As duplas seguiram em quatro grandes roteiros.
A caravana com os Professores Jabes Francisco Silva e Antônio Andrade visitou Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Seabra, Palmeiras, Lençóis, Boninal, Piatã, Abaíra, Ibotirama e Barreiras.  Eles estiveram em quatro Direcs (Diretoria Regional de Educação - órgãos subordinados a Secretaria Estadual de Educação, que coordenam as escolas de uma determinada região),  20 Instituições de ensino médio e um CEFET (de Barreiras); deram entrevistas em quatro rádios.                    
A caravana com os Professores Celso Luiz Borges e Adson Mota visitou as cidades de Senhor do Bonfim, Juazeiro, Petrolina (PE), Jacobina e Irecê. Foram a quatro Direc’s e uma Gere (Gerência de Educação da Região do Médio São Francisco). Estiveram em  28 instituições de ensino.
A caravana das Professoras Rozimar Pereira e Léa Carvalho visitou Jequié,  Manuel Vitorino, Planalto,  Brumado, Guanambi, Vitória da Conquista e Itapetinga. Foram quatro Direc's, 34 instituições de ensino e deram entrevista em uma rádio.
A caravana do Professor Marivaldo Amaral e do servidor administrativo Hermiro Teixeira visitou Valença, Ituberá, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Camacã, Eunápolis e Teixeira de Freitas. Além de cinco Direc’s, eles estiveram em 18 instituições de ensino e nas Emarc's (Escolas Técnicas da CEPLAC). 
As impressões sobre esse projeto de divulgação foram as mais variadas, mas todas as caravanas não têm dúvidas que ela era necessária e que o objetivo foi alcançado.
Professores Jabes e Antonio contam que em todas as visitas aos colégios, foram feitas exposições seguidas de sessão de perguntas dos estudantes. Cartazes e folders foram distribuídos em bancos, farmácias, super mercados. Nas Direc's foram disponibilizados material de divulgação para que pudessem ser enviados às cidades de acesso mais difícil. As outras caravanas vivenciaram a mesma situação.
Depois de finalizar a missão, as Professoras Rozimar e Lea acreditam que foi possível  conhecer um pouco do interior e verificar que UFRB terá um longo caminho de divulgação de sua existência nos municípios.
O mesmo foi percebido pelo Professor Marivaldo, que revela: “identificamos que a UFRB ainda é pouco conhecida (muitos nunca tinham ouvido nada sobre uma nova universidade federal na Bahia), e as pessoas se surpreendem ao perceberem que uma Universidade Federal buscou diálogo e apresentou-se à sociedade. Ouvimos comentários do tipo: “Que bom... uma Universidade Federal que chega até a gente pobre no interior da Bahia...” Comentários como estes dão conta de que vivemos um novo momento na História da Educação brasileira, os frutos do processo da interiorização. Esta viagem ao interior da Bahia tem nos mostrado que a interiorização do ensino superior federal desbravará novos horizontes na vida dos jovens do interior, bem como romperá com uma tradição que privilegiou os grandes centros urbanos com Universidades Federais. Ações como essas, além de dar à UFRB seu verdadeiro sentido social, que é destinar-se a inclusão das camadas menos favorecidas da sociedade (neste caso os alunos da escola pública), possibilitam também sua visibilidade em todas as regiões da Bahia”.
Assim como as outras caravanas, a dos Professores Celso e Adson destacou a receptividade encontrada:  ‘temos sido bem recebidos por onde passamos. Os diretores, secretárias, professores e alunos, todos nos atendem muito bem. Tem sido muito gratificante, nesse percurso, reencontrar ex-alunos, colegas e mais ainda, ver o brilho nos olhos de muitos jovens, professores e dirigentes de estabelecimentos de ensino na expectativa de terem uma Universidade mais próxima, tanto geograficamente, como pela possibilidade de ingresso em cursos que atendam suas aspirações pessoais e profissionais’ finalizou Professor Celso.
Veja o 'Diário de bordo' das nossas caravanas.
Caravana dos Professores Jabes Francisco e Antonio Andrade
"Gostaríamos de ressaltar que fomos extremamente bem recebidos em todos os pontos pelos quais passamos e que estamos ainda mais entusiasmados do que quando partimos para esta missão institucional.
Nosso primeiro município visitado foi Itaberaba, no dia 13. Começamos pela Direc 18 - atendidos por Reginaldo Brandão da Silva; depois Escola Maria Bernarda- atendidos por Tatiana; seguimos para a  Escola Intelectus - atendidos por Luis Cesar Padilha Silva. Próxima instituição: Colégio Estadual de Itaberaba - atendidos por Neusa Maria Santana; Passamos pela Rádio Rosário FM 104,9 e seguimos pro Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães - atendidos por Maria Aparecida Rocha Santana.
Ainda no dia 13 visitamos o município de Boa Vista do Tupim, estivemos no Colégio Municipal Boa Vista do Tupim, onde fomos atendidos por Maria Elena Lopes dos Santos; seguimos pra  Seabra, no dia 14. Lá visitamos: 
Direc 27- recebidos por  Raimundo Araújo Teixeira
Educandário São Francisco de Assis - atendidos por Ana Maria
Colégio Raio de Sol - atendidos por Diarula Pires Leão
Centro Educacional de Seabra - atendidos por Celsino Fernandes
Colégio Estadual Filinto Justino Bastos - atendidos por Jaete Santos
Rádio Seabra FM 104.9 - atendidos pelo radialista Naraildo
de Seabra seguimos pra Palmeiras, onde visitamos: 
Colégio Municipal de Palmeiras - atendidos por Eurides
Dormimos em Lençóis, onde, no dia 15, visitamos
Centro Educacional P. Viana -atendidos por João Bina Gomes Filho
Saímos de Lençóis e fomos pra Boninal, quando visitamos
Colégio Estadual Ruy Barbosa - atendidos por Sued
Depois em Piatã, fomos no Colégio Estadual Coronel Horáracio de Matos - atendidos por Flôr-de-Liz P. de Matos. Ainda no dia 15, seguimos pra Abaíra, com a última visita do dia, no  Colégio Estadual Dr. Francisco Rocha Filho.
No dia 16 estávamos em Ibotirama. Fomos à Direc 22 - atendidos por Lucimara Pereira da Silva, no Colégio Modelo - Deputado Luís Eduardo Magalhães - atendidos por Egres P. da Silva Quinteiro.
Depois,  Colégio Estadual Marechal Castelo Branco - atendidos por Antônia Oliveira e Rádio Ibotirama FM - atendidos por Aristenilson M. L. de Souza.
Dia 17, estávamos em  Barreiras. Nosso roteiro: 
Direc 27 - atendidos por Késsia (secretária do Diretor: Adauto de Araújo Soares)
Colégio Estadual Antonio Geraldo - atendidos por
Rádio Barreiras AM 790 - atendidos por Marcelo
OBSERVAÇÃO: Foi feita entrevista (ao vivo) com os professores Antonio Andrade e Jabes Francisco , na rádio e depois na  TV Oeste, onde fomos entrevistados por  Kelly Bessa.
A entrevista com o professor Jabes Francisco será vinculada na programa da TV na próxima terça-feira no horário do primeiro jornal da manhã (informação dada pela Jornalista Kelly).
Seguimos pro CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - atendidos por Diciola
Depois,  Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães - atendidos por Cleide e fechamos com o Colégio Estadual de Cristópolis - atendidos por Alexandre.
As visitas aos colégios, em quase sua totalidade (cerca de 90%), foram feitas, diretamente, em sala de aula com os alunos através de uma exposição oral dos Professores Jabes Francisco e Antonio Andrade, seguida de uma sessão de perguntas, precedidas de uma exposição para cada diretor de escola e/ou diretor de direc e/ou pessoa responsável pela respectiva unidade.
Além das visitas (seguidas da exposição das informações do vestibular) feita em cada unidade escolar, fixamos um cartaz do vestibular da Universidade, depois de feita a consulta ao responsável, em locais de grande circulação de pessoas, tais como: em Seabra, falamos com o Gerente do Banco do Brasil e em Abaíra em um mercado local.
Destacamos ainda, que nas Direc's, disponibilizamos material para que pudesse ser enviado às cidades de acesso mais difícil.
Percorremos cerca de 2523 km, sendo visitadas 11  cidades (in loco) de segunda até sexta, em 7 dias de viagem, em todo percurso contamos com a colaboração inestimável de pessoas que tornaram possível esta boa idéia. A todos estes o nosso muito obrigado!
Estamos voltando!"
 
Jabes e  Antonio  
A Caravana das Professoras Rozimar de Campos e Léa Carvalho:

'Estamos aqui na correria, nossa viagem parece que renderá frutos, temos ido a várias escolas e cursinhos. Estamos dando prioridades ao 3º ano e cursinhos Pré-vestibular. No dia 14/08, entramos em contato com a DIREC de Jequié, que nos informaram sobre algumas escolas.
Visitamos:
1- Colégio Polivalente - 11 turmas de 3º ano (+ ou - 45 alunos por turma)
2- Colégio Luiz Viana Filho - 7 turmas de 3º ano (40 alunos por turma)
3- IERP -Instituto de Educação Regis Pacheco - 7 turmas - 2 V, 3 M, 2 N (40 alunos por turma)
4- Colégio Policial Militar - CPM - 2 turmas de 3º ano (40 alunos cada)
5- Colégio Estadual Mary Rabelo - 4 turmas de 3º ano (40 alunos cada)
6- Colégio Luiz Eduardo Magalhães - 7 turmas de 3º ano (40 alunos cada)
Pela Noite:
7-Pré-vestibular Sucesso - 2 turmas (140 alunos total)
8- Pré-vestibular EXPERT - 2 turmas (60 alunos cada)
No dia 15/08 seguimos para Vitória da Conquista, mas antes passamos no Município de Manuel Vitorino e visitamos o Colégio Estadual Edvaldo Boaventura (7 turmas de 3º ano (40 alunos cada) com o Diretor Dagmar. Também visitamos no Município de Planalto, a Secretaria de Educação e fomos recebidas pela secretária Ana Maria Borges Andrade que prometeu divulgar nosso vestibular nos colégios, estivemos também com a assessora de comununicação que garantiu colocar no jornal da secretaria de educação além de enviar nossos folders para escolas.
 
Chegamos em Conquista, mas era feriado, dia da Padroeira Nossa Senhora da Vitória e resolvemos visitar as escolas no retorno de Guanambi. Mas aproveitamos pra fixar cartazes em Farmácias, Lanchonetes, Padarias e nos hotéis que nos hospedamos.

Hoje 16/08, estevivemos na Direc 19 de Brumado pela manhã, fomos recebidas pelo Diretor Sr. Moacyr Araújo, que prontamente nos auxiliou  sobre todas as Escolas do Município. Antes de partimos à campo fomos entrevistadas pela Rádio Alternativa FM 97,0  das 11 da manhã às 11:30. Esta rádio tem a maior audiência da Região. Passamos todas as informações sobre o Vestibular aos ouvintes.
Estamos sendo recebidas de braços abertos e todos por aqui querem um campus da UFRB em seus municípios.
Estivemos também nas seguintes escolas onde entregamos folders aos alunos e fixamos os cartazes.
1- Pre-vestibular Lovoisier - 130 alunos
2- Escola Nossa Senhora de Fátima ( 50 alunos)
3- Centro Educacional Maria Nilza (39 alunos)
4- Centro Educacional Monteiro Lobato (30 alunos)
5 - Colégio Getúlio Vargas (119 alunos)
6- Colégio Modelo -Luiz Eduardo Magalhães (120 alunos (8 turmas de 40)
7- Colégio Estadual de Brumado (130 alunos)
Em Guanambi estivemos na Direc 30 onde  fomos encaminhadas as seguintes escolas:
1- Colégio Estadual  Gercino Coelho (80 alunos)
2- Colégio Estadual  Idalice Nunes (8 turmas - 320 alunos)
3- Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho 9 120 alunos)
4- Colégio Modelo Luiz Eduardo magalhães (320 alunos)
5- Centro Educacional João Durval Carneiro (320 alunos)
6 Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira (120 alunos)
 
 A diretora da DIREC 30 de Guanambi também irá enviar os cartazes e folders para as escolas de 10 municípios.
 Agora seguiremos para Itapetinga'. 
 
Dia 18, último dia da nossa caravana. Para iniciar o dia saímos de Guanambi, de volta a Vitória da Conquista e  Itapetinga. Na DiREC de Conquista fomos recebidas e informadas que o município possui 40 escolas com  ensino Médio, como tínhamos pouco tempo, os materiais foram deixados com a direção para posterior encaminhamento às Escolas. Algumas professoras que estavam no Local também se prontificaram a divulgar nos seus respectivos colégios.
Chegamos em Itapetinga a tarde e na DIREC nos foi  informado que a cidade possui apenas dois  Colégios com ensino médio, mas também recebemos  os endereços de seis esolas particulares e 4 pré-vestibulares, estivemos a tarde a a noite em todos eles para  divulgação e distribuição dos folders e cartazes.
Agora ao finalizar esta longa viagem e depois de conhecer um pouco o interior, foi possível verificar que nossa caravana conseguiu seu objetivo,  e que a UFRB terá um longo caminho de divulgação de sua existência nos municipios. MISSÃO CUMPRIDA! '
Abraços
Rozimar e Léa
Caravana do Professor Marivaldo do Amaral e o do servidor administrativo, o Engº Agrº, Hermíro Teixeira 
'Passamos por Valença, Ituberá, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Camacã, Eunápolis e Teixeira de Freitas. Por estas cidades da região cacaueira e extremo-sul, fizemos divulgação junto às Escolas de Ensino Médio, DIREC’s e nos núcleos de extensão da CEPLAC, que têm dado irrestrito apoio ao trabalho de divulgação do nosso vestibular, nas unidades de sua jurisdição e EMARC's.
Além de visita às escolas, fizemos divulgação também através de veículos de comunicação da região, dando entrevistas no Programa “De Fazenda em Fazenda”, na rádio da CEPLAC - Ilhéus no dia 15. 
No dia 16 fizemos a cidade de Eunápolis. 17. Teixeira de Freitas.
Nestas cidades alcançamos as escolas de Ensino Médio, dialogando com os alunos em sala e fixando cartazes nas instituições com grande fluxo de jovens da cidade.
Participamos de um fórum de diretores de escolas estaduais da região de jurisdição da DIREC 08, onde os diretores assumiram o compromisso de fazer parceria conosco, levando cartazes às escolas das cidades circunvizinhas.
Acreditamos que o trabalho realizado pela caravana expressa um olhar extensionista da UFRB, que busca transpor os muros da Universidade e estreitar o relacionamento entre a Universidade Pública, as Escolas de Ensino Médio e a sociedade, redimensionando a concepção de Universidade e seu papel social.
Temos sido muito bem recepcionados nesta região. Identificamos que a UFRB ainda é pouco conhecida na região (muitos nunca tinham ouvido nada sobre a UFRB), e as pessoas se surpreendem por saberem de uma Universidade Federal que busca diálogo e apresenta-se à sociedade.
É muito comum comentários do tipo: “Que bom... uma Universidade Federal que chega até a gente pobre no interior da Bahia...” Comentários como estes dão conta de que vivemos um novo momento na História da Educação brasileira, os frutos do processo da interiorização. Esta viagem ao sul da Bahia tem nos mostrado que a interiorização do ensino superior federal desbravará novos horizontes na vida dos jovens do interior, bem como romperá com uma tradição concentracionista, que privilegiou os grandes centros urbanos com Universidades Federais. Ações como essas, além de dar à UFRB seu verdadeiro sentido social, que é destinar-se a inclusão das camadas menos favorecidas da sociedade (neste caso os alunos da escola pública), possibilitam também sua visibilidade em todas as regiões da Bahia.
Certamente teremos um grande número de alunos da região Sul inscritos no vestibular da UFRB, eles demonstraram grande interesse quando visitamos suas salas, fazendo diversas perguntas sobre a forma de acesso e permanência à nossa Universidade. O entusiasmo de alunos, professores, diretores e coordenadores de Direc’s ao nos recepcionar é muito grande, demonstram muita satisfação ao saberem que a Bahia conta com sua segunda Universidade Federal.
Grande abraço!'
Prof. Marivaldo do Amaral e Hermiro Teixeira
Caravana dos Professores Celso Borges e Adson Mota

'Nossa primeira cidade foi Senhor do Bonfim, onde fizemos um contato inicial com a DIREC e identificamos as Escolas de Ensino médio da rede pública e particular, cursinhos de pré-vestibular – particulares e alunos do programa Universidade Para Todos (programa do Governo do Estado, entre as Universidades públicas estaduais e a Secretaria de Educação -   oferta de curso pré-vestibular para alunos da rede pública de ensino).

Visitamos as seguintes escolas públicas: Colégio Estadual Sr. do Bonfim, Col. Est. Rômulo Galvão, Col. Est. Teixeira de Freitas,   Col. Est. Luis Eduardo Magalhães, Escola Agrotécnica Federal Sr. do Bonfim, Colégio Democrático Tancredo Neves, e as Escolas particulares - Colégio Isabel de Queiroz, Colégio Sagrado Coração, Colégio Sacramentinas, e um Curso Técnico (CETESB), onde foram afixados os cartazes e feita a distribuição de folders para os alunos.

As perguntas mais freqüentes foram: data de inscrição, isenção de taxa, data de provas, valor da inscrição.

Sorteamos brindes – canetas, chaveiros e mochila do CETEC/UFRB, uma aluna que ganhou a mochila – Michele, do terceiro ano da Escola Agrotécnica de Sr. do Bonfim – (detalhe na foto com Prof. Adson).

Nossa Van com os cartazes da UFRB....(rsrs), tem chamado muita atenção.
No dia seguinte, em Juazeiro, começamos pela DIREC-15, onde identificamos as Unidades de Ensino médio da rede pública e particular e cursinhos de pré-vestibular, na oportunidade distribuímos cartazes e folders para serem enviados pela Diretoria da DIREC para 11 Escolas, e visitamos 7 Escolas (Agrotécnica de Juazeiro, Col. Est. Luis Eduardo Magalhães, CODEFAS, Colégio Edson Ribeiro, Colégio Objetivo, Colégio Decisão, Colégio GEO  e Colégio da Polícia Militar) e deixamos material de divulgação também na FAMESF/UNEB. Em Juazeiro demos ênfase nas escolas particulares porque os alunos da rede pública estavam participando das olimpíadas de Matemática (OBMEP).

Seguimos para Petrolina e fizemos contato com a Gerência de Educação da Região do Médio São Francisco – GERE, onde deixamos material para divulgação em 15 colégios da rede pública do município e visitamos os da rede privada, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e o Colégio Dom Bosco. Reduzimos a nossa participação em Petrolina, em virtude do feriado da Padroeira da cidade. Voltamos e aproveitamos para passar em Jacobina. 

Iniciamos em Jacobina pela DIREC-16, onde deixamos material para divulgação para 15 escolas distantes do município e visitamos 8 Unidades de Ensino médio da rede pública e particular e um cursinho de pré-vestibular (de uma egressa do Curso de Agronomia – Ana Patrícia). As escolas visitadas foram Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, Colégio Ideal, Colégio Oásis, Colégio Luis Eduardo Magalhães, Colégio Felicidade de Jesus Magalhães, Colégio Yolanda Dias Rocha, Colégio Armando Xavier de Oliveira, Colégio Aquarela e o Curso de Pré-Vestibular Suporte.

A receptividade tem sido ótima pelos diretores, secretárias, professores e pelos alunos – muitos desconheciam a existência da UFRB. Os alunos estão achando alto o valor da taxa de inscrição, há também alunos que acham ainda difícil o acesso à Universidade, principalmente em locais mais distantes das suas cidades de origem.

Encontramos também em Jacobina, dois egressos da nossa ex-Escola de Agronomia da UFBA, como Diretores e proprietários de estabelecimentos de ensino, o Engenheiro Agrônomo Galdino (turma de 1970) no Colégio Yolanda Dias Rocha e a Agrônoma Ana Patrícia (afilhada do Professor Magalhães do CETEC/UFRB) proprietária e professora do Curso de Pré-Vestibular Suporte.

Tem sido muito gratificante, nesse percurso, que já alcança 1050km, reencontrar ex-alunos, colegas e mais ainda, ver o brilho nos olhos de muitos jovens, professores e dirigentes de estabelecimentos de ensino na expectativa de terem uma Universidade mais próxima, tanto geograficamente, como pela possibilidade de ingresso em cursos que atendam suas aspirações pessoais e profissionais.

16/08 - hoje estamos em Irecê dando continuidade ao trabalho de divulgação da UFRB, seus cursos e do Vestibular de 2008.

 Em Irecê, iniciamos pelo Colégio Cometa/Objetivo, localizado no caminho para o centro da cidade (parece que já estamos condicionados, que ao passar por uma Escola aflora a vontade de panfletar com os cartazes e folders e procurar os alunos terceranistas para divulgar nossa UFRB...rs), e a nossa surpresa ao chegar na primeira sala de aula e já encontrar um ex-aluno egresso da Escola de Agronomia (Neivaldo) ministrando aula de Química, e no entusiasmo da turma sorteamos mais uma mochila da UFRB.
 
Em seguida, fomos à DIREC 21, onde deixamos cartazes de folders para estabelecimentos de ensino médio de mais 18 municípios vizinhos de Irecê. Ainda na DIREC conhecemos a Diretora da ESAGRI que levou em mãos o material para divulgação, e fomos abordados por outro egresso da Escola de Agronomia (Joiram) que demonstrou interesse em divulgar a UFRB no seu Cursinho de Pré-Vestibular Nietzsche, onde leciona e é proprietário.
Fizemos visita e divulgação também nos seguintes Colégios: Colégio Polivalente, Centro Educacional Integrado de Irecê, Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, Colégio Claudio Abilio, Cooperativa de Irecê, e por último o Cursinho de Pré-Vestibular Visão.
Distribuímos também material de divulgação do CETEC e da UFRB, mochilas, canetas e réguas.
Retornamos a Cruz das Almas, e após o percurso de cerca de 1.600km (Cruz das Almas, Sr. do Bonfim, Juazeiro, Petrolina, Jacobina e Irecê), sentimo-nos gratificados, apesar do cansaço (há muita buraqueira em vários dos trechos rodoviários percorridos), pela receptividade, colaboração e pela percepção no comportamento de ex-alunos da AGRUFBA pela ascensão, responsabilidade e abrangência da Escola de Agronomia, berço da UFRB.
Ciente da responsabilidade em tratarmos com as expectativas da vida pessoal e acadêmica dos alunos contatados durante esse percurso sentimo-nos mais fortalecidos no nosso ideal de que só será possível termos uma sociedade mais justa e respaldada em valores humanísticos com a apropriação responsável da Educação e do Conhecimento.
Nossos agradecimentos:
•    À Deus, por nos inspirar e nos conduzir nessa tarefa, sem nos afastarmos dos princípios éticos e humanísticos no trato com os nossos semelhantes;
•    ao motorista Gilberto da SanServ, que mais do que a competência profissional na nossa condução, mostrou-se também um como um “ufrbiano” voluntário na realização do nosso trabalho de divulgação;
•    à Profa. Jesusa e Kaliane (PROAD/UFRB), que viabilizou o nosso bem estar em todos os momentos desse percurso; e,
•    ao Colega Prof. Adson, que permitiu-me verificar em instâncias distantes do nosso dia-a-dia da rotina de trabalho, o ser humano e profissional que é."

Celso e Adson
 
 
 



 

 

 
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