Fechar
Página inicial Notícias Professores mobilizados para criar o Comitê de Ética em Pesquisa

Professores mobilizados para criar o Comitê de Ética em Pesquisa

07/04/08 05:18 , 13/01/16 15:26 | 2268
No dia 08 de maio aconteceu mais uma reunião para discutir ações do futuro 'Comitê de Ética em Pesquisa da UFRB'. Ainda não há representantes dos Centros de Cachoeira e Amargosa. 
Na pauta desta reunião, a quinta realizada pelos professores que estão interessados na instalação do Comitê, estavam a inclusão dos membros "representantes da comunidade", questões sobre as instalações físicas (sala, telefone, fax, computador, máquina de xerox) exigidas pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde, além da disponibilidade de um Técnico para atuar na secretaria do CEP (exigência de Brasília). Os Professores também iniciaram a produção do Regimento.
 
O Reitor Prof. Paulo Gabriel Nacif, expediu a Portaria nº. 297/07 de 21 de novembro de 2007, instituindo a comissão, tendo a Professora Claúdia Valle (CCS) como presidente e as professoras  Tânia Cristina Santana (CCS) e Márcia Cazetta (CETEC) como membros. Atualmente, 13 docentes estão mobilizados na criação do Comitê. Do CCS, além das integrantes da Comissão, há Ana Moreno Amor, Claudia Feio, Darcy Almeida, George Mariane Soares, Julio César Santos, Maria Benegelania, Maria Goretti, Paulo Juiz e Suely Ayres Pontes. Do CETEC,  Francisco Fadigas.
 
O Prof. Francisco Fadigas convidou o advogado Valtércio Cerqueira e o diácono farmacêutico Washington Peixoto, ambos de Cruz das Almas, para serem  representantes da comunidade.  Em Santo Antonio, o Pastor Eli Lourenço da Silva, da Igreja Betânia (Batista), que é membro do Conselho Municipal de Saúde do município e teólogo, também foi convidado.
 
"Agora precisamos de mais professores da UFRB na comissão e que sejam das áreas de humanidades e educação. Entramos em contato com os diretores do CAHL e do CFP, solicitamos uma reunião para que os membros do CEP possam visitar os centros e explicar, pessoalmente, a necessidade da multidisciplinaridade neste Comitê. Aguardamos resposta com data definida para a visita" esclarece a presidente da comissão. Segundo a Professora Claúdia Valle o Comitê tem papel  fundamental para o desenvolvimento pleno das atividades de ensino e pesquisa na Instituição.

 
Histórico da formação do Comitê:
 
A primeira reunião para a formação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRB aconteceu no dia 04/10/07 e contou com a participação de cinco professores.
A segunda reunião aconteceu no dia 18/10/07 e  foi registrada em ATA, com lista dos participantes, 12 professores:
    - do CCS: Cláudia Valle, Tânia Cristina, Paulo Juiz, Darcy, Goretti, Maria Benegelania, Cláudia Feio e George.
    - do CETEC e CCAAB: Francisco Fadigas, Letícia e Márcia.
A terceira aconteceu no dia  07 de dezembro de 2007.  No dia 14 de dezembro aconteceu o 5º Dia da Bioética promovido pelo CEP UEFS _ Comitê de Ética na Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana e vários professores da UFRB que estão se mobilizando para implantação do Comitê (CEP UFRB)   participaram do evento.
Dia 10 de abril aconteceu a quarta reunião.  

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!