Fechar
Página inicial Notícias Equipe Rondonista da UFRB recebe certificado e troféu do projeto

Equipe Rondonista da UFRB recebe certificado e troféu do projeto

07/02/13 11:03 , 13/01/16 15:48 | 1758

Nesta quarta-feira (6), foi realizada a entrega do Troféu do Projeto Rondon à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), além da entrega oficial dos certificados a alunos e professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) que integraram a equipe Rondonista. A premiação aconteceu durante o Reencôncavo Saúde 2013, evento de boas-vindas aos calouros dos cursos de saúde da UFRB.

Na ocasião, a pró-reitora de Extensão, professora Ana Rita Santiago, aproveitou para destacar a importância da extensão para uma formação acadêmica integral. Ela resgatou momentos marcantes do processo histórico para tornar a extensão uma política pública no Brasil, como a criação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, e a consequente ampliação do conceito de extensão universitária. "Quando o estudante se relaciona com a comunidade, ganha tanto quanto oferece. É uma troca de saberes", defendeu a pró-reitora.

As professoras Ariane Cedraz e Mariluce Souza, coordenadoras da equipe Rondonista da UFRB, agradeceram o apoio da Pró-Reitoria de Extensão à participação do grupo no projeto e relataram as dificuldades e as conquistas da experiência de implementar a proposta "Universidade e Comunidade: Parceria para a Transformação Social", no município de Rodelas-Ba. "Para o aluno é uma experiência única; foram doze dias de atividades intensas, durante o dia e à noite. Eu, como professora, ainda quero estar em muitas missões", disse Ariane, estimulando os interessados a apresentar novas propostas para as próximas operações, que acontecem em julho no norte do País.

Para os estudantes que integraram a primeira equipe da UFRB no projeto Rondon, a experiência "proporcionou conhecimento além dos muros da Universidade e contribuiu para a formação de profissionais diferenciados". A turma composta por Rodrigo Moura, Vinicius Silva, Aline Macedo, Rebecca Montes e Amanda Rios, Rosângela Santos, Joeli Souza e Tarcísio Costa, dos cursos de Enfermagem e Nutrição, apresentou um vídeo de agradecimento pela oportunidade. "Foram dias que valeram por anos de formação, o que mais aprendemos foi a improvisar", ressaltou Rebecca, dentre suas recordações.

Vinicius destacou que o mais importante foi deixar a idéia de que cada um é capaz de mudar a realidade em que está inserido. "Tentamos ao máximo mobilizar as pessoas e capacitar agentes multiplicadores naquela comunidade", disse. Também emocionado, ele tentou traduzir os momentos vividos no projeto Rondon: "Sair do seu ambiente para uma região extremamente carente, onde há dois anos e sete meses não chove, e ver a gratidão no olhar e nas palavras das pessoas... não há como dimensionar essa experiência sem vivê-la", concluiu. No encerramento, o grupo fez uma apresentação do ritual do Toré, dança típica da cultura indígena.

Operação Canudos - Durante doze dias de permanência em Rodelas, no norte da Bahia, a equipe Rondonista da UFRB vivenciou a rotina do município e desenvolveu ações que envolveram gestores, profissionais de saúde, demais trabalhadores e comunidade em geral, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos sobre saúde, educação, direitos humanos e cidadania.

Dentre as atividades realizadas destacam-se a realização de oficinas com temas como sexualidade na adolescência, violência contra a mulher, humanização do parto, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, prevenção e controle de doenças cardiovasculares, alimentação e nutrição, popularização do Kefir e controle social; desenvolvimento de ações de enfermagem e de nutrição; realização do "Espaço Saúde" na feira livre do município; promoção de atividade física em praça municipal, consultas de Enfermagem e orientações nutricionais; realização de Matinê Infantil com atividades recreativas e culturais, dentre outras.

Os rondonistas também visitaram as áreas rurais (agrovilas), casas populares e as aldeias indígenas Atikum e Tuxá, promovendo ações de educação e saúde. Durante o período de permanência na região, a professora Ariane Cedraz ainda realizou o primeiro parto do projeto Rondon. A professora e os estudantes faziam uma capacitação sobre o tema, quando a moradora Eliane da Silva entrou em processo de parto. Ela recebeu auxílio da professora na execução de exercícios que facilitaram a dilatação e o nascimento da criança. Veja o vídeo.

A equipe da UFRB encerrou suas atividades no município com um grande Sarau Cultural, que integrou a comunidade e os rondonistas. Confira fotos das ações e da certificação do grupo:

 

 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!