Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto de Grupo de Pesquisa da UFRB aprovado pelo BNB / ETENE / FUNDECI
Início do conteúdo da página

Projeto de Grupo de Pesquisa da UFRB aprovado pelo BNB / ETENE / FUNDECI

26/10/07 11:04 | 13/01/16 15:26 | 1586

O Grupo de Pesquisa de Manejo e Conservação de Ecossistemas Florestais, teve um  projeto aprovado no Banco do Nordeste (BNB)-ETENE/FUNDECI/Edital 002/2007. O Projeto intitulado “Potencialidades de Espécies Lenhosas da Caatinga para a Exploração Energética Madeireira” está sob a coordenação do Prof. Dr. Deoclides Ricardo de Souza. 

O projeto de pesquisa será conduzido no Campus Experimental I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), visando à produção sustentável de madeira para fins energéticos.

Estudos sobre o comportamento silvicultural das espécies florestais nativas da caatinga com potencial de usos alternativos como energia, carvão, madeira, alimentos, medicinal e melífera, dentre outros, na formação de povoamentos homogêneos, ainda são escassos, sendo necessários estudos sobre essas espécies de grande valor ambiental e econômico que compõem a vegetação do semi-árido, de modo a ampliar o conhecimento de tais espécies. O cultivo dessas espécies sob manejo, auxilia no aumento da oferta regional de madeira, reduzindo à pressão e demanda por espécies nativas; na manutenção e conservação dos recursos genéticos florestais nativos; na inclusão de áreas marginais ao processo produtivo, aumentando a renda da propriedade rural.

registrado em:
Fim do conteúdo da página