Fechar
Página inicial Notícias UFRB no I Encuentro Latino Americano de Ciencias Sociales y Represas

UFRB no I Encuentro Latino Americano de Ciencias Sociales y Represas

13/11/07 10:59 , 13/01/16 15:26 | 1734

A UFRB fez parte da Comissão Organizadora do I Encuentro Latino Americano de Ciencias Sociales y Represas  e II Encontro Ciências Sociais e Barragens, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de novembro,  em Salvador, no Centro de Convenções da Bahia.

A realização deste Encontro resultou do esforço conjunto de diversas universidades: a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

O Reitor Paulo Gabriel Nacif fez parte da mesa de abertura. Tivemos cinco monitores da UFRB nas oficinas e Professora Alícia Ruiz, do CCAAB, fez parte da comissão organizadora.

A formatação do evento compreendeu seis Mesas Redondas abordando as seguintes temáticas: a geopolítica da água e da energia; os deslocamentos e os reassentamentos; a problemática enfrentada pelas populações atingidas, em especial, os indígenas, quilombolas, ribeirinhos; desafios políticos dos impactos sócio-ambientais, passando pelas políticas reparatórias ou a falta delas; os movimentos de resistências dos atingidos, que resultaram na criação do Movimento de Atingidos por Barragem (MAB), em meados da década de 1980. A última mesa abordou, em especial, os 30 anos da Represa de Sobradinho e o Projeto de Transposição do Rio São Francisco.

Promovido com o intuito de, uma vez mais, reunir cientistas sociais, autoridades, profissionais e técnicos ligados ao setor hidroenergético, atingidos por barragens, ambientalistas, agentes sociais e demais interessados na temática, este Encontro buscou promover e qualificar o debate em torno da hidroeletricidade, da gestão e controle das águas e dos impactos socioambientais promovidos pela construção de barragens. Consolidando, ao mesmo tempo, a Rede Ciências Sociais e Barragens.


 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!