Fechar
Página inicial Notícias UFRB recebe comissão pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia

UFRB recebe comissão pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia

18/06/14 16:24 , 13/01/16 15:50 | 4292

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu, na manhã desta terça-feira (17), a visita da comissão responsável pela elaboração do projeto de implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). O grupo composto por vice-prefeitos, secretários de Educação, assessores e representantes da região foi recebido no Gabinete do Reitor Paulo Gabriel Nacif. O objetivo da visita foi discutir o processo de criação da UFRB como experiência para fundação da nova universidade.

O reitor Paulo Gabriel mostrou-se entusiasmado com todo o processo já encaminhado para a construção da UFNB. Durante a reunião, lembrou que a criação de uma universidade no interior não é uma tarefa fácil e que a mobilização popular e o apoio político são fundamentais. “A luta popular conquistou a UFRB, a maior Universidade entre as recentes criadas por esse governo”, afirmou, destacando: “o processo de mobilização para criação da UFRB foi, até hoje, a maior mobilização pela educação que o Brasil presenciou. Os povos dos Territórios do Nordeste já nos superaram. Esse o caminho”.

“O papel da UFRB nesse processo é de orientação pelo acúmulo de experiência. Ela tem sido solidária a nossa luta na composição do projeto e na capacidade de mobilização”, ressaltou Joseildo Shodan, representante do Território do Sisal. No mesmo sentido, Carlos Alberto da Silva Almeida, vice-prefeito de Pintadas e presidente do Colegiado do Desenvolvimento Territorial da Região da Bacia do Jacuípe, salientou que “se espelhar na UFRB é fundamental para construir a universidade que a região Nordeste da Bahia merece”.

De acordo com a comissão, já foram realizadas 32 audiências públicas nos quatro territórios que compõem a região Nordeste do estado. “A UFNB não é uma proposta verticalizada, nascida dentro de gabinetes. É o povo quer essa universidade e as várias mobilizações têm demonstrado isso”, enfatizou Shodan.

A proposta é que a universidade seja multicampi, com campus nos quatro territórios: Semiárido Nordeste II, Sisal, Litoral Norte/Agreste de Alagoinhas e Bacia do Jacuípe. Os membros da comissão defendem que a arquitetura curricular da UFNB será semelhante ao projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e, da mesma forma que essa universidade, adotará o regime de ciclos de formação, inspirado nos modelos curriculares concebidos e aplicados por Anísio Teixeira.

“A luta é por uma universidade que atenda as necessidades dos jovens de uma região imensa de nosso estado, que apresenta urgência de suprir a lacuna no ensino superior em âmbito federal. É a única mesorregião do nordeste brasileiro que não possui um campus de universidade federal”, reforçou Paulo Gabriel Nacif, reitor da UFRB. Ainda segundo Nacif, apenas 15% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos estão no nível superior e essa realidade pode e deve ser mudada também através de movimentos legítimos, como o que aconteceu no Recôncavo e acontece agora no Nordeste da Bahia.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!