Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/forum20novembro/silvanildo
JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/forum20novembro
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Fórum 20 de novembro resulta em site de informações

Fórum 20 de novembro resulta em site de informações

20/11/07 04:09 , 13/01/16 15:26 | 2746
A UFRB, em todos os Centros de Ensino, reflete, discute e comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
Veja os resultados da cobertura do Fórum no site http:www.forum20denovembro.ufrb.edu.br
15 estudantes de Jornalismo da UFRB fizeram cobertura fotográfica e jornalística, que resultou em uma galeria de fotos e artigos e reportagens sobre o evento. 
 
Vale lembrar que no dia 20 de novembro houve atividade em todos os Centros de Ensino da UFRB, com ênfase na temática do Fórum.  
 
No Campus Cruz das Almas, foi realizado o II Seminário de Políticas Afirmativas, Consciência e Arte
Abaixo você pode ver um pouco da instalação coordenada pelo Professor Silvanildo Borges, que foi entrevistado pela ASCOM, sobre a proposta diferente e ousada, de transformar os corredores e uma sala do CETEC, com exposição fotográfica, artesanato, vídeos, indumentárias e artefatos que contam um pouco da história da africanidade.  A exposição ficará até sexta, 23/11.  
Ouça a entrevista com o  Professor Silvanildo Borges
(Se você não estiver conseguindo visualizar o player, é necessário baixar instalar o Adobe Flash Player)
{mp3}entrevista_prof_silvanildo_certo{/mp3}

{gallery}noticias/forum20novembro/silvanildo{/gallery} 
No dia 20, em Cruz das Almas, teve mesa redonda 'Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo' com o Reitor; Pró-Reitores; Diretores CETEC e CCAAB; DCE; Prefeito; Secretários Municipais, e representantes da Câmara Municipal.
E a palestra 'Pesquisa, Ciência e Tecnologia: Igualdade Racial e Inclusão Social' da Profª. Dra. Dora Leal Rosa (Diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB) e da Profª. Dra. Rita Dias (Pró-Reitora PROPAAE)

À tarde, outra mesa redonda 'Educação e Diversidade Étnico-Racial: Reflexões sobre Concepções Pedagógicas e Curriculares', com Profª. Dinalva Nascimento (Pró-Reitora PROGRAD)
Aelson Almeida (Pró-Reitor PROEXT)
Prof. Carlos Alfredo (Pró-Reitor PRPPG)
Profª. Ilza Francisca (Secretária Municipal de Políticas Especiais – Cruz das Almas)
Debatedor: Prof. Cláudio Orlando Nascimento (Coordenador de Políticas Afirmativas – PROPAAE)
Mediadora: Profª Rita Dias (Pró-Reitora PROPAAE)
{gallery}noticias/forum20novembro{/gallery} 
O dia  20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra, em memória a Zumbi dos Palmares, que se constitui numa data de grande significado no calendário histórico brasileiro, sendo feriado em 217 cidades do Brasil,  deveria ter no Recôncavo Baiano grande repercussão.

Mas até o ano de 2005, isso não acontecia. No Recôncavo, território com cerca  de 80%  da  população  negra,  20 de novembro era um  dia como outro qualquer  até  a  chegada  da  UFRB,  que, já em 2006, realizou  eventos  em  Amargosa, através  da  ação da  Pró-reitoria  de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), com a participação dos  Professores  Cláudio   Orlando, Eduardo Oliveira e Luis Flávio Godinho, com a I Conferência Negritude e Educação e em Cachoeira, com a participação do  Professor  Paulo  de  Jesus.  Boa mudança!

Também em 2006, a Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Políticas Especiais, Secretária Ilza Cruz, designou novembro como um mês de debates e eventos relacionados à valorização da cultura afro-brasileira. O Reitor da UFRB, tendo participado de uma mesa redonda sobre cotas nas universidades, na Biblioteca Municipal, entregou a Portaria  181/2006  ao  Prefeito  e  fez  um  convite para que as escolas públicas municipais de Cruz das Almas suspendessem as aulas no 20 de novembro, e seus alunos e professores  se  integrem  nas  atividades  que  estarão acontecendo nos Campi da UFRB e em praças,  bibliotecas  e  demais espaços públicos deste Recôncavo. O prefeito Orlandinho aceitou e os estudantes do ensino médio foram transportados para o Campus Cruz das Almas, para participar dos eventos.
Para a Pró-reitora de Políticas Afirmativas e  Assuntos Estudantis, o Fórum foi muito positivo.  
 
{mp3}entrevista_profa_rita_dias{/mp3} 
Amargosa, Cachoeira e Santo Antonio de Jesus também tiveram eventos neste dia.

Para o Reitor Paulo Gabriel Nacif “considerando a importância desta data, estabelecemos 20 de novembro como o Dia de Debates e Ações sobre Inclusão Étnico-racial e Social no âmbito da UFRB, constituído como Fórum Pró Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo”.

A Portaria 181/2006 suspende na UFRB, em 20 de novembro de todos os anos, as atividades acadêmicas e administrativas regulares, com exceção dos serviços essenciais, substituindo-as por atividades acadêmicas especiais, diversificadas, e de preferência, interdisciplinares, sobre temas relacionados à temática étnico-racial, à inclusão social e às políticas afirmativas, envolvendo as comunidades acadêmicas dos campi e a comunidade regional.

No CFP, Centro de Formação de Professores, houve uma prévia da II Conferência de Negritude e Educação, em Mutuípe, e  dias 26,  27 e 28 de novembro, a II Conferência acontece em Amargosa.
Veja o site http://confenegritude.googlepages.com/.

Em São Félix e Cachoeira aconteceu a Semana da Consciência Negra - 19 a 23 de novembro, realizada pelo CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras.  Sempre à noite, no  Centro Cultural Danemann, com seminários, palestras, exposições, saraus, etc.
Em Santo Antonio de Jesus, também durante toda a semana, aconteceu  o “Santo Antônio Negro: ConsCiência e Culturas”, uma construção coletiva realizada conjuntamente pelo CCS/UFRB; UNEB, Universidade do Estado da Bahia/Departamento de Ciências Humanas – Campus V, Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e outros parceiros. Com Mesas redondas; Conferências; Arrecadação de Livros e Sarau Cultural; Feijoada por adesão; Caminhada: Praça São Benedito; Apresentações Culturais Diversas; Feira com mostras e oferta de serviços e produtos (trançado de cabelo, acarajé,outras...) Peças de Teatro, Shows musicais; Comunicações Conjuntas : Academia e Cultura Popular; Exibição de Filmes; Samba de roda.


 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!