Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Método de ensino inovador está sendo aplicado na Pós-Graduação da UFRB
Início do conteúdo da página

Método de ensino inovador está sendo aplicado na Pós-Graduação da UFRB

19/12/07 11:34 | 13/01/16 15:26 | 1950
Os alunos da disciplina Manejo e Conservação de Solos Tropicais da área de concentração em Ciência do Solo do Mestrado em Ciências Agrárias da UFRB estão experimentando, neste segundo semestre de 2007, uma experiência inovadora de ensino e aprendizagem. Trata-se do método PBL, aprendizagem baseada em problemas.
O PBL é um modelo de ensino–aprendizagem que reconhece a necessidade de desenvolver competências de resolução de problemas e de ajudar os estudantes na aquisição dos conhecimentos e competências essenciais para o exercício profissional, de forma autônoma e abrangente. Segundo o professor José Fernandes de Melo Filho, que aplica essa metodologia, o PBL é uma estratégia educacional, baseada nos conceitos construtivistas, centrada no aluno e que o ajuda a desenvolver o raciocínio, a comunicação e a autonomia de aprendizado. Este método foi inspirado em experiências desenvolvidas no Canadá e Holanda para o ensino de Medicina. No Brasil o método também foi introduzido nesta área de formação, mas posteriormente foi aplicado em outras áreas de conhecimento, com excelentes resultados.
O fato motivou o professor José Fernandes a experimentá-lo no ensino agrícola: “fizemos algumas modificações e adaptações, mas os resultados alcançados e a avaliação dos alunos nos permitem indicar essa forma de ensino como promissora e eficiente para prover a formação profissional em um contexto de competição globalizada em todos os setores da sociedade. Certamente a autonomia adquirida no processo de aprendizagem fará nossos alunos mais competitivos e eficientes no desempenho profissional. Por isso, vamos aplicar o método de forma permanente em nossa disciplina” declarou.
registrado em:
Fim do conteúdo da página