Fechar
Página inicial Notícias UFRB apresenta proposta de zoneamento do terreno da futura sede do CETENS
Feira de Santana

UFRB apresenta proposta de zoneamento do terreno da futura sede do CETENS

30/09/16 15:00 , 30/09/16 15:08 | 3363
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Superintendência de Infraestrutura e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF), apresentou na segunda-feira, dia 26 de setembro, a proposta de zoneamento do terreno da futura sede do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

A apresentação da proposta aconteceu em reunião ampliada do Conselho Diretor do Centro, que envolveu a participação de toda a comunidade acadêmica, durante as comemorações dos 03 anos de existência do CETENS.

A proposta inicial foi desenvolvida entre os meses de julho e agosto, pelo Núcleo de Projetos Arquitetônicos (NUARQ) da SIPEF. De acordo com a arquiteta responsável, Carlane Dias, foram levados em consideração o levantamento topográfico do terreno, visitas ao local e parâmetros urbanísticos, favorecendo os deslocamentos de pedestres, destacando as áreas de convivência, respeitando as características do terreno e reduzindo os impactos ambientais.

A proposta prevê três zonas de ocupação com edificações e uma zona para área de convivência. Também foram previstos o sistema viário do futuro campus, soluções para estacionamento, áreas de convivência entre as edificações, instalação de ciclovia e construção das edificações em etapas. O campus terá em sua primeira etapa duas edificações, uma edificação multiuso, com cinco pavimentos, e um pavilhão de laboratórios. O edifício multiuso será composto de biblioteca, auditório, cantina, salas de aulas teóricas, unidades administrativas e gabinetes de professores.

Dentre as propostas sugeridas pela comunidade acadêmica do CETENS, a localização do futuro edifício da biblioteca deverá ser a mais próxima possível dos outros dois edifícios propostos inicialmente. A comunidade também sugeriu a proteção do acesso ao campus com cercas e vegetação e a instalação de rampa de acesso a todos os pavimentos do primeiro edifício. Todas as sugestões foram acatadas e incorporadas à proposta.

“O CETENS é o primeiro centro da UFRB a ter o seu terreno estudado, planejado e discutido com a comunidade antes da construção de suas edificações. Em sua maioria, os demais campi já possuíam estruturas preexistentes e as construções novas foram sendo distribuídas seguindo uma urbanização preexistente”, explica o superintendente da SIPEF, Carlos André Oliveira.

Finalizada a etapa do zoneamento, o NUARQ dará seguimento à elaboração dos projetos arquitetônicos e urbanísticos das primeiras edificações.

Novo campus - O terreno da futura sede do CETENS está localizado às margens da BR 116 Sul e da Estrada do Feijão, com 40 hectares. De propriedade anterior do empresário Hildebrando da Silva Pinho, ele foi o vencedor do Edital de Chamamento Público para seleção de uma doação não onerosa para este fim. Atualmente, o campus provisório do CETENS funciona na antiga sede do INED, no bairro SIM.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!