Fechar
Página inicial Notícias UFRB abre inscrições para 41 vagas para estudantes indígenas ou quilombolas
PROCESSO SELETIVO

UFRB abre inscrições para 41 vagas para estudantes indígenas ou quilombolas

Processo seletivo especial oferece 41 vagas para 29 cursos superiores da UFRB.
23/01/19 08:15 , 23/01/19 08:33 | 9931

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrição para o processo seletivo de preenchimento de vagas para estudantes indígenas aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos, nos cursos de graduação da instituição, para ingresso no semestre letivo 2019.1.

São oferecidas quarenta e uma vagas em 29 cursos de graduação da UFRB, distribuídos nos Campi de Cruz das Almas, Cachoeira, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Santo Amaro.

A inscrição dos interessados é gratuita e realizada, exclusivamente, no site https://ufrb.edu.br/portal/prosel, no período de 25 de janeiro até a 14 de fevereiro.

Os requisitos para participar do processo seletivo especial requerem que o candidato seja indígena aldeado ou morador das comunidades remanescentes de quilombos.  As comunidades remanescentes de quilombos são apenas aquelas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, de acordo com o que prevê o Decreto 4887/03.

O candidato deve ter cursado integralmente o Ensino Médio em instituição pública de ensino e realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2018.

Aldeados e quilombolas

Para efeito de comprovação de se tratar de estudante indígena aldeado, a UFRB requer a Autodeclaração étnico-racial devidamente assinada a qual se declara indígena; Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por 03 (três) lideranças reconhecidas pela comunidade; e Declaração emitida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de que o candidato é indígena aldeado e reside em uma comunidade indígena.

São considerados moradores das comunidades remanescentes dos quilombos, a comprovação com os seguintes documentos: autodeclaração étnico-racial devidamente assinada, a qual se declara remanescente de comunidade quilombola; Declaração de sua respectiva comunidade que o candidato reside em comunidade remanescente de quilombo, assinada por pelo menos uma liderança reconhecida pela comunidade  ou comprovante de residência de comunidade quilombola (Original e Cópia); e Ata ou outro documento comprobatório da condição de liderança, com reconhecimento de firma em cartório.

Seleção e Resultados

O processo seletivo será constituído em etapa única com a utilização das médias aritméticas das notas obtidas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – 2018, a ser disponibilizado pelo INEP/MEC.

As provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação terão peso 1.

Será considerado eliminado o candidato que obteve nota zero na prova de Redação, ou em qualquer outra prova, ou que não tenha participado do ENEM - 2018.

O resultado dar-se-á na ordem decrescente das médias aritméticas do ENEM 2018 por curso, e o candidato será classificado através dos critérios de primeira opção de curso e nota, respectivamente.

Havendo empate na média aritmética terá preferência o candidato que tiver maior idade.

A publicação da 1ª Chamada dos candidatos será dia 18 de fevereiro no site www.ufrb.edu.br/prosel.

Matrícula

O processo de matrícula tem dois momentos. A pré-matrícula e a confirmação da matrícula.

O período de pré-matrícula da 1ª Chamada acontece nos dias 22/02, 25/02 e 26/02, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. A pré-matrícula consiste no registro do candidato convocado mediante apresentação e entrega de documentos junto à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), Campus Cruz das Almas.

A confirmação de matrícula da 1ª Chamada será realizada no período de 12 de março a 18 de março e consiste na retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e confirmação do vínculo junto ao Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso.

Veja o edital completo: nº 01/2019.

Acompanhe o processo seletivo em www.ufrb.edu.br/prosel.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!