Fechar
Página inicial Notícias Professor da UFRB assina roteiro de série documental Milton e o Clube da Esquina
Produção

Professor da UFRB assina roteiro de série documental Milton e o Clube da Esquina

12/02/20 11:15 , 12/02/20 11:15 | 3510

O professor Marcelo Dantas, vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), assina, junto a Danilo Gullane e Vitor Mafra, o roteiro da série documental Milton e o Clube da Esquina, em exibição no Canal Brasil. A produção, de seis episódios, é baseada na obra “Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges, e conta a história da formação do grupo na voz dos próprios protagonistas.

O Clube da Esquina é o nome do disco duplo de Milton Nascimento e Lô Borges, que dividiu a crítica na época de seu lançamento no início dos anos 70, mas em poucos meses conquistou o Brasil e se tornou uma espécie de clássico instantâneo da MPB. A história da obra se confunde com a história de uma amizade: a de Milton Nascimento e Márcio Borges, primeiro parceiro da sua vida, com quem fez dezenas de músicas, mas também de Lô Borges e Beto Guedes, que iniciaram a carreira juntos, ainda crianças.

Essa amizade foi o mote do encontro que rendeu grandes composições. Quando decide gravar o disco, Milton Nascimento reúne o grupo de amigos por várias semanas, em uma casa alugada em Niterói, vivendo literalmente de música, com visitantes quase diários: Ronaldo Bastos, Márcio Borges e Fernando Brandt. Mergulhados na criação, todos os formatos de parceria foram experimentos, em duplas e trios dentro do mesmo grupo. Nasce aí a obra mítica, cuja parceria completa 50 anos em 2020.

A série para TV marca uma das homenagens ao grupo este ano e relembra as histórias e canções. Numa espécie de fidelidade aos fatos históricos, as filmagens aconteceram num estúdio isolado nas montanhas de Minas, perto de Belo Horizonte, onde Milton Nascimento e seus amigos do Clube da Esquina (Marcio Borges, Lô Borges e Ronaldo Bastos) se encontram e passam uma semana falando do que viveram e criaram no passado e trocando ideias com outros artistas/amigos, entre os novos e os antigos.

Como convidados especiais, a produção traz a participação de Gal Gosta e Ney Matogrosso, que os mineiros conheceram nos anos 70, assim como as novas amizades e afinidades artísticas, com Samuel Rosa, Seu Jorge, Criolo, Maria Gadu e Isa. “O resultado é a beleza revivida dessas canções clássicas nas vozes originais, mas também em duetos nunca antes realizados, em releituras das músicas com arranjos novos, mas que claramente reverenciam a beleza única das versões originais”, diz Marcelo Dantas.

A série, que tem produção da Gullane e direção de Vitor Mafra, estreou seu primeiro episódio no Canal Brasil no dia 31 de janeiro e prossegue sua exibição sempre às sextas-feiras, às 22h30, com duas reprises no sábado e domingo. Os seis episódios também estão disponíveis, na íntegra, no Canal Brasil Play, com acesso liberado a todos os públicos.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!