Fechar
Página inicial Notícias Prorrogado prazo para que os Centros criem propostas para o II Fórum 20 de novembro

Prorrogado prazo para que os Centros criem propostas para o II Fórum 20 de novembro

18/12/07 05:59 , 13/01/16 15:27 | 2281

A PROPAAE prorrogou até o dia 15 de setembro de 2008, o prazo do Edital no. 08/2008 que versa sobre a realização do II Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, com a alteração dos seguintes prazos:

Data-limite para a inscrição das propostas- 15 de setembro de 2008

Divulgação dos resultados-26 de setembro de 2008

O II Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão do Recôncavo, também conhecido como Fórum 20 de novembro, porque é realizado em função desta data, tem por objetivo realizar atividades, fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas que expressem as reações das populações negras no Recôncavo e nas demais regiões do país.

Um dos objetivos específicos do II Fórum é reunir pessoas, comunidades e instituições para sugestão de alternativas que visem o estabelecimento de uma cidadania plena, comprometida com a igualdade racial e a inclusão sócio-econômica.
Cada Centro de Ensino da UFRB deverá enviar sua proposta para a realização do Fórum, até o dia 11 de agosto.

Criado pela Portaria 181/2006, que suspende na UFRB, em 20 de novembro de todos os anos, as atividades acadêmicas e administrativas regulares, com exceção dos serviços essenciais,  o Fórum prevê atividades acadêmicas especiais, diversificadas, e de preferência, interdisciplinares, sobre temas relacionados à temática étnico-racial, à inclusão social e às políticas afirmativas, envolvendo as comunidades acadêmicas dos campi e a comunidade regional.

Em 2007, no Campus Cruz das Almas, foi realizado o II Seminário de Políticas Afirmativas, Consciência e Arte.  No CFP, Centro de Formação de Professores, houve uma prévia da II Conferência de Negritude e Educação, em Mutuípe, e nos dias 26,  27 e 28 de novembro, a II Conferência foi realizada em Amargosa. Em  Cachoeira aconteceu a Semana da Consciência Negra - 19 a 23 de novembro, realizada pelo CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras.  Sempre à noite, no  Centro Cultural Danemann, com seminários, palestras, exposições, saraus, etc.

Em Santo Antonio de Jesus, também durante toda a semana, aconteceu  o “Santo Antônio Negro: ConsCiência e Culturas”, uma construção coletiva realizada conjuntamente pelo CCS/UFRB; UNEB, Universidade do Estado da Bahia/Departamento de Ciências Humanas – Campus V, Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e outros parceiros.
 
Edital Nº 08/2008 - II Fórum 20 de Novembro

Para saber mais:

No Recôncavo, território com cerca  de 80%  da  população  negra,  20 de novembro era um  dia como outro qualquer  até  a  chegada  da  UFRB,  que, já em 2006, realizou  eventos  em  Amargosa, através  da  ação da  Pró-reitoria  de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), com a participação dos  Professores  Cláudio   Orlando, Eduardo Oliveira e Luis Flávio Godinho, com a I Conferência Negritude e Educação e em Cachoeira, com a iniciativa do do  Professor  Paulo  de  Jesus.
 
Também em 2006, a Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Políticas Especiais, Secretária Ilza Cruz, designou novembro como um mês de debates e eventos relacionados à valorização da cultura afro-brasileira. O Reitor da UFRB, tendo participado de uma mesa redonda sobre cotas nas universidades, na Biblioteca Municipal, entregou a Portaria  181/2006  ao  Prefeito  e  fez  um  convite para que as escolas públicas municipais de Cruz das Almas suspendessem as aulas no 20 de novembro, e que seus alunos e professores  se  integrem  nas  atividades  que  estarão acontecendo nos Campi da UFRB e em praças,  bibliotecas  e  demais espaços públicos deste Recôncavo. O prefeito Orlandinho aceitou e os estudantes do ensino médio foram transportados para o Campus Cruz das Almas, para participar dos eventos.
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!