Fechar
Página inicial Notícias Projeto da UFRB oferece atendimento psicológico a mulheres e estudantes
OPORTUNIDADE

Projeto da UFRB oferece atendimento psicológico a mulheres e estudantes

20/08/20 14:03 , 20/08/20 14:03 | 1324
imagem sem descrição.

Criamundos, projeto de extensão interdisciplinar da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), abre inscrições para atendimento psicoterápico on-line a estudantes do Campus Santo Amaro e a mulheres de comunidades negras do Recôncavo.

As inscrições acontecem até o próximo dia 31 de agosto, mediante preenchimento de formulário online. As vagas são limitadas.

O atendimento psicológico das mulheres e dos estudantes é de autoria de profissionais voluntários, articulados pelo projeto. O atendimento não tem nenhum custo financeiro para o pacientee e será realizado a partir de vídeo-chamada de WhatsApp.

Segundo os criadores do projeto, a ação é uma resposta às ausências no campo das políticas públicas relativas à assistência na área da saúde mental direcionada a jovens negros e a mulheres de comunidades negras e, sobretudo, quilombolas, agravada pelo cenário atual de isolamento social em decorrência da Covid-19.

A prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pela Resolução Nº 011/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que autoriza a oferta, on-line, de consultas e atendimentos psicológicos.

Para os autores do projeto, o sofrimento psíquico é uma realidade de longa data na vida da população negra de comunidades rurais e urbanas, especialmente entre as mulheres, que resistem há tempo à opressão resultante do sexismo, do racismo e do colonialismo no Brasil.

Criamundos

O projeto Criamundos entrelaça saberes dos campos da psicologia e das artes, é coordenado pela professora Ana Urpia, psicóloga de formação com registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) da Bahia.

Tem parceria com a Rede Carolinas, uma associação de psicólogos voluntários, de ambos os sexos, comprometidos com a saúde da população negra e conta com a colaboração dos professores Raimundo Áquila e Silvia Michele Macedo de Sá; do psicólogo Leandro dos Reis Muniz, da PROPAEE, de Evandro Silva de Freitas, e das estudantes Joyceane Barreto Vieira, do BICULT, e Jaynne Rodrigues, da LIA.

A UFRB detentora de ampla produção e transmissão do saber científico acumulado em torno das questões raciais no Brasil, responsabiliza-se, ainda, pela oferta de momentos formativos para as psicólogos interessados em participar da Rede Carolinas, de modo a contribuir para um atendimento sensível à este grupo ético-racial que ainda hoje sofre as consequências do racismo institucional e ambiental.

Solicitação do serviço

Os interessados poderão preencher o formulário de inscrição ou, pelo número de whatsapp (75) 98324-4230, preenchendo-se, em seguida, o formulário de inscrição que será disponibilizado por nossa colaboradora Ninha. Recomenda-se ler o projeto Criamundo, para compreender as etapas do serviço.

As vagas são limitadas. Uma lista de espera será feita a partir da ordem de inscrição. Tendo vaga, você será contatado em no máximo 15 dias após o fim do período de inscrições. Qualquer dúvida, pode escrever para o número de whatsapp de nossa colaboradora, acima disponibilizado. 

Projeto Crimundos

Formulário de solicitação de atendimento

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!